Só Notícia Boa
Comercial

Chega de juiz ladrão! Bola de futebol terá chip para resolver lances duvidosos

Rinaldo de Oliveira
06 / 07 / 2012 às 00 : 00
bola_chip
bola_chip
Comercial
A decisão é histórica: a International Board, órgão da Fifa responsável por definir as regras do futebol, aprovou nesta quinta-feira o uso da tecnologia para auxiliar a arbitragem, que vive dando mancada.
Um chip será colocado na bola para resolver lances duvidosos. 

O sistema eletrônico, para identificar se a bola entrou ou não no gol, foi finalmente aceito poucas semanas depois de o presidente da Fifa, Joseph Blatter, ceder e dar seu aval definitivo à adoção de recursos tecnológicos no campo.

“A tecnologia da linha do gol não é mais uma possibilidade, é uma necessidade”, anunciou Blatter, fazendo referência ao gol não marcado do ucraniano Devic no jogo contra a Inglaterra, pela Eurocopa .
A Fifa ressaltou, porém, que a tecnologia será usada apenas nesses casos, e não para tirar nenhuma outra dúvida.
A experiência foi iniciada depois da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, quando a Inglaterra marcou um gol legítimo mas a arbitragem não validou o lance.
De acordo com a International Board, os auxiliares adicionais ajudam o árbitro, ainda que não garantam precisão nos lances duvidosos na linha do gol.
Mesmo com a aprovação, o uso dos equipamentos ainda exigirá um teste final de instalação antes que os sistemas possam ser utilizados em partidas oficiais.
Se o teste der certo, o chip na bola pode estrear no Mundial de Clubes, no fim do ano, no Japão, e será usado também na Copa das Confederações de 2013 e na Copa do Mundo de 2014, ambas no Brasil.
Com informações da Veja.
Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial