Só Notícia Boa
Comercial

Nova York a Tóquio em 4 horas: vem aí o avião supersônico em forma de estrela

Rinaldo de Oliveira
12 / 09 / 2012 às 00 : 00
aviao_estrela
aviao_estrela
Comercial
Por Gerson Belchior
A NASA decidiu financiar o projeto de um revolucionário avião em formato de estrela, que pode voar para qualquer lado e superar a velocidade do som, sem o problema do boom sônico.
O grande problema do vôo ultra-sônico comercial é o tal boom sônico, um enorme estrondo sonoro resultado de ondas de choques criadas pelos aviões quando eles superam a velocidade do som. 

O Concorde, único avião de passageiros a superar essa barreira, só podia fazê-lo em alto mar, incomodando apenas a fauna marítima abaixo.


Formato
A estrela, que forma o avião, não tem todas as pontas do mesmo tamanho, duas são mais compridas que as outras, formando dois pares de asas: um mais comprido, para pousos e decolagens em baixa velocidade; e um par mais curto para alta velocidade.
O avião trocará de modo em pleno ar apenas girando as turbinas e a sua direção em 90º, estrategicamente colocadas em cima e no meio da aeronave.
Essa complexidade exige que o modelo tenha duas cabinas, uma para cada tipo de vôo.
É esse estranho desenho que permite o vôo supersônico sem o boom.
As simulações garantem que ele não ocorre neste formato.

Tempo de viagem
“Eu espero desenvolver um avião economicamente viável e ambientalmente amigável para o transporte supersônico civil nos próximos 20 ou 30 anos. Imagine voar de Nova Iorque a Tóquio em quatro horas, em vez de 15 horas,” disse o autor do projeto, Ge-Chen Zha, da universidade de Miami.
O conceito, conforme a equipe de pesquisadores, é capaz de suportar as exigências do vôo hipersônico, velocidades acima de cinco vezes a velocidade do som.

Um passo para que aeronaves que decolem de aeroportos comuns e cheguem ao espaço.
gerson@sonoticiaboa.com.br
Fontes:
Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial