Brasileiro de 11 anos ganha concurso da ONU: desenho sustentável

menino_pintura|pintura_ONU
Comercial
O garoto Waldir Tokuda, de 11 anos foi o grande vencedor 21º Concurso Internacional de Pintura Infantil, na América Latina e Caribe.
Waldir, que está cursando a 5ª série do 6º ano do Ensino Fundamental, foi escolhido entre mais de 630 mil inscritos no concurso, que é promovido pela Bayer em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
No desenho, o estudante retratou seu olhar do que seriam as “comunidades verdes”, tema proposto para a competição deste ano.
Na obra, pessoas, animais de diversas espécies, carros e ciclistas convivem em perfeita harmonia, em um mundo de cores e alegria.
A preocupação com o meio ambiente também fica evidente nas latas para a coleta seletiva do lixo e em “cata-ventos” para a produção de energia eólica.
Waldir recebeu o prêmio nesta sexta-feira, no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro.
Ele, que começou a desenhar aos dois anos de idade, não esconde sua satisfação: “Estou muito feliz por ter meu desenho escolhido, tomara que um dia ele seja a realidade do mundo”.
Além de Waldir, os outros vencedores por região foram: Atthaphon Wirotrat, da Tailândia (Ásia e Pacifico); Cristina Iurie Durnea, da Moldávia (Europa); Michelle Hau Tung Lai, do Canada (América do Norte); Dariyush Jehangir Postwalla, Bahrein (Ásia Ocidental); e Carolina Ferreira de Cabo Verde (África).
Todos receberão US$ 1.000 e ainda ganharão uma viagem, com acompanhante para Dubai, para acompanhar a Conferência Internacional da Tunza, iniciativa do PNUMA.
Veja o desenho vencedor.

pintura_ONU