Estudantes brasileiros faturam ouro em competição internacional de matemática

ouro_matematica
Comercial
Por Roberto Garini
Quatro estudantes universitários brasileiros conquistaram este mês medalhas de ouro na 4ª Competição Ibero-americana Interuniversitária de
Matemática ( CIIM), em Guanajuato, no México.
Os integrantes da equipe brasileira foram previamente selecionados pelo OBM, Olimpíada Brasileira de Matemática.
São dois estudantes do ITA, Instituto tecnológico da Aeronáutica: Régis Prado Barbosa e Gabriel Mello Dalalio.
Um da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro: Renan Henrique Finder.
E um da Universidade Federal do Ceará: o estudante Davi Lopes Alves de Monteiro.
A competição deste ano contou com a participação de 52 estudantes de 14 instituições da America Latina do Brasil, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, México e Equador.
A competição é organizada por instituições de pesquisa em Matemática no intuito de reformular e aprimorar o ensino da matemática nos níveis fundamental, médio e universitário.
Esta competição faz com que se busquem os talentos da matemática que irão ser os pesquisadores dessa ciência em institutos e universidades brasileiras.
A pesquisa em matemática serve na pratica para alicerçar os conhecimentos em diversas ciências, chamadas exatas.
Toda vez que uma pesquisa em Matemática é finalizada e vem a publico algumas outras ciências que dela dependem se apropriam desta conquista, como a Ciência da Computação, a Física, a Engenharia e mesmo a Arquitetura.
Um exemplo clássico são as maneiras mais eficazes de elaborar programas de computador pois são incorporadas com as pesquisas de matemática pura.
O Instituto de Matemática Pura e Aplicada ( IMPA ) e a Sociedade Brasileira de Matemática ( SBM ) são os organismos que promovem no Brasil as Olimpíadas de Matemática e subvencionam estudantes que se inscrevem em competições fora do pais.
Estes dois institutos de pesquisa são na verdade os precursores da pesquisa em Matemática no Brasil por serem os responsáveis pela Olimpíadas Brasileiras de Matemática, com recursos provenientes do CNPQ.
È o Brasil investindo em pesquisa.
Mais informações: http://agencia.fapesp.br
roberto.garini@sonoticiaboa.com.br