Só Notícia Boa
Comercial

Inovação: conceito que vem mudando de significado

Rinaldo de Oliveira
27 / 10 / 2012 às 00 : 00
inovacao|rousseau|face
inovacao|rousseau|face
Comercial
Por Roberto Garini
Inovação: produção de qualquer coisa de novo. ( Andre Lallande – Vocabulaire critique de La Philosophie ) 
Mas o que interessa nessa expressão não é seu significado puro, ou dialético, mas porque essa palavra vem mudando seu significado. 
Inovação já foi por exemplo o livro de Jean Rousseau, quando afirmava que a  liberdade humana viria por meio de um contrato social.

Novo porque contrariava o conceito de que o homem deveria ser sempre mau.

Vigorava o conteúdo da inovação sobre a forma de inovação. 
Passamos a construir um mundo novo pela tecnologia.
Era a inovação tecnológica.
O automóvel, o telefone, o avião, a TV e por fim o computador fazem parte desta mudança.
rousseau
rousseau

Mudança, também de conceito. Passamos da inovação do conteúdo de Rousseau para a inovação da forma de Ford, Grambell, Santos Dumont e outros. 
Até parecia que iríamos continuar assim: uma inovação tecnológica acaba sempre substituindo outra.
Maior conforto, comodidade, preço de aquisição menor e mais um monte de benesses.
A inovação quanto a forma é tão grande e tão rápida que passamos a não ver que por trás desta conquista existe, ainda subjacente, a inovação de conteúdo. 
O grande exemplo deste fato é a internet e as redes sociais.
A internet é uma inovação de forma.
As redes sociais, uma inovação de conteúdo. 
steve_jobs
steve_jobs

A internet saída das máquinas de decodificar mensagens cifradas da segunda grande guerra, tem em Bill Gates, Steve Jobs e em TIM Berners Lee as figuras que marcam esse desenvolvimento. 
As redes sociais tem em Mark Zuckerberg e Jack Dorsey os criadores do Facebook e do Twitter as figuras que marcam essa nova conquista. 
face
face

Cabe portanto fazer um paralelo entre as idéias de Rousseau, que com isso propiciou as democracias modernas e o FaceBook, que também propiciou outra transformação, a primavera árabe.
Tanto uma como outra, revoluções de conteúdo. 
A grande diferença é que hoje o conteúdo pode ser de qualquer pessoa, ele estará lá a disposição do mundo em um simples clique no computador.
Uma boa idéia, ou um bom motivo social é o bastante. 
Foi assim que nasceu o Só Noticia Boa, uma revolução de conteúdo.
Conteúdo das boas práticas no mundo dos negócios, da sustentabilidade, da saúde, da tecnologia, enfim das oportunidades de melhorar o ser humano e seu habitat.
Com isso estamos tentando mudar o conteúdo de uma forma vitoriosa, a informação.
Só Noticia Boa, a nova forma de informar um conteúdo melhor.  
roberto.garini@sonoticiaboa.com.br
 
Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial