Plantas poderão te avisar pela internet quando estiverem sem água: Botanicalls

botanicalls_|Botanicalls_1
Comercial
Chega de matar as plantinhas de sede dentro de casa.
Um novo sistema criado nos EUA permite que suas plantas telefonem ou te avisem pela internet quando estiverem secas.
Tres cientistas da Universidade de Nova York, Rob Faludi, Kate Hartman e Kati London, em parceria com a SparkFun trabalham na criação de um kit chamado Botanicalls, traduzindo, ligações botânicas.
O projeto foi originalmente gerado em 2006, a partir de conversas não-técnicas, entre os alunos de pós-graduação em Programas Interativos de Telecomunicações (ITP) de Nova York, sobre recipientes de jardinagem caseiros, filtração de ar e as qualidades das plantas comuns.
A preocupação dos alunos em trazer as plantas para a comunidade do ITP foi a chance de sobrevivência do projeto agora em 2012.
Tecnólogos raramente têm tempo para parar e cheirar as flores, e muito menos lhes dar água, “mas, e se imaginarmos que as plantas podem nos fazer uma ligação e nos dizer o que precisam e quando?”, indagou um dos estudantes, dando início ao projeto.

Botanicalls_1
Já a outra rede chamada Botanicalls Twitter responde à pergunta sobre o que está acontecendo com a sua planta.
Ela oferece uma conexão via atualizações de status on-line do Twitter, que alcança as pessoas em qualquer lugar do mundo.
Quando a planta precisar de água, ele irá postar para que o seu dono saiba.
Ela também enviará agradecimentos quando receber cuidados e atenção.
O código do sistema cobre cinco diferentes atualizações de status, com base nas condições atuais que são:
- quando o nível de umidade do solo da planta cair abaixo do limiar satisfatório, ele irá enviar um status de atualização da planta que precisa ser regada;
- se a umidade cair abaixo de um nível crítico a planta irá twittar avisando que ela está precisando de água urgentemente;
- se houver um rápido aumento da umidade do solo, será detectado como um evento de irrigação e então a planta irá determinar se a umidade do solo subiu para o nível desejado (adequado), se a resposta for positiva, ela enviará um obrigado.
- Quando a planta for regada e a umidade do solo não alcançar o nível desejado, a planta regada mandará um twitter para relatar que foi regada, mas não o suficiente.
- Da mesma forma, se ocorrer um evento de irrigação, e a planta não estiver em necessidade de água, ela mandará um twitter para reclamar que está enfraquecida.
Os projetistas também informam “lembre-se de dar à planta a quantidade adequada de luz e de fertilizar o solo em uma base regular. Com os devidos cuidados, sua planta enviará twitter por muitos anos.”
O plano é ter o Botanicalls disponível em fevereiro.
Com informações do CicloVivo.
Detalhes do projeto Botanicalls aqui.