Lei obriga a socorrer cães e gatos atropelados: proteção aos animais

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para Lei obriga a socorrer cães e gatos atropelados: proteção aos animais
cachorro_de_rua|cao
A Europa sai na frente. Uma nova lei de proteção aos animais vai obrigar condutores, ciclistas e trabalhadores a socorrer cães, gatos ou animais de outras espécies, que tenham sido atropelados nas estradas da Itália.
A nova legislação, aprovada há dois anos, e que entrará em vigor a partir de dia 27, não é aplicável apenas a quem conduz o veículo e causa o acidente, mas a todas as pessoas que virem o animal acidentado. 

O regulamento estabelece que o condutor deverá transportar o animal no seu próprio veículo e levá-lo a uma clínica veterinária, tendo permissão para buzinar e desrespeitar sinais de trânsito, tal como faria se levasse a bordo uma pessoa em situação de emergência, para garantir que chegue ao local com a maior rapidez possível. 

O texto diz que os motoristas deverão facilitar a passagem do veículo que transporte o animal acidentado e a polícia não poderá aplicar nenhum tipo de multa.
Segundo a imprensa italiana, esta medida coloca o país entre os primeiros lugares da Europa e do mundo no que diz respeito às políticas de proteção dos animais.
cao
O jornal “Corriere della Sera” adianta que o próximo passo poderá ser a criação de um sistema de emergência, que obrigue os cidadãos a chamar um serviço de ambulância para prestar os primeiros cuidados aos animais no local do acidente. 
Com informações da EFE.