Jovens aprendem a viver sem celular e internet

sem_internet
Comercial
Em tempos de internet, que preenche o dia a dia da maior parte dos jovens, um programa oferece a eles a experiência de viverem sem celular, nem web, durante alguns meses.
Na semana passada uma turma de alunos aprendeu a viver em comunidade, partilhando tarefas diárias como cultivar a terra, cortar lenha ou ordenhar animais, o que privilegia o trabalho de equipe e as relações cara a cara, em detrimento do distanciamento que as redes sociais proporcionam.
Quando voltam ao “mundo real”, ou seja, a usar as relações virtuais, estes jovens enfrentam o desafio de assumir o compromisso de passar menos tempo na internet.
O programa inusitado acontece nos EUA.
Todos os semestres ele proporciona a cerca de 45 jovens a possibilidade de viverem essa “nova vida”.
“Nós, de alguma forma, somos a versão do século XXI de um retiro espiritual. Os estudantes que chegam aqui estão interessados em ter uma relação real e direta com as pessoas que estão à sua frente”, explica Alden Smith, diretor da Mountain School, a escola que realiza o programação.
Em média, três quartos dos estudantes que participam do programa passam mais de duas horas por dia na internet e um quarto dos alunos passa mais de cinco horas por dia online.
Depois de passar pela experiência, os jovens mudam a sua perspetiva perante a tecnologia.
“Eu acho que este programa leva as pessoas a conhecerem-se melhor, a um nível mais pessoal, em vez de interagir através das páginas do Facebook”, explica Kiefer, de 17 anos.
As informações são da BBC.

Jovem volta a ouvir após cirurgia e chora de alegria: perdeu audição na infância; vídeo
Orelha: como software francês ajudou a localizar autor da agressão ao cachorrinho
Tecnologia faz brasileiro participar remotamente de festivais e eventos, como Carnaval
Pacientes de AVC recuperam a voz com tecnologia de IA
Plataforma brasileira de educação para autistas ganha prêmio nos Emirados Árabes
Jovem gênio brasileiro entra para a lista Forbes Under 30
Bombeira se aposenta, ganha homenagem e se emociona: “hora de cuidar de mim”; vídeo
Começa Feirão Limpa Nome; veja onde negociar dívidas com 99% de desconto
20 anos sem Gisberta, a brasileira que virou música e obrigou Portugal a combater a transfobia
Criança interrompe missa com gatinho e pede para o padre abençoar o felino; vídeo
Autista, filha de doméstica e pai analfabeto, é aprovada em Medicina: “quebra de ciclo histórico”
Desconhecidos recolhem refrigerantes derramados na pista, devolvem ao motorista e vídeo bate 7 milhões