Cuba aprova nova vacina contra o câncer de pulmão: Racotumomab

pulmao_vacina
Comercial
Uma segunda vacina contra o câncer de pulmão avançado foi aprovada pelas autoridades sanitárias de Cuba.
A droga foi testada em 86 países durante 2012.
Segundo a imprensa cubana Prensa Latina, “A vacina para o tratamento de câncer de pulmão Racotumomab foi registrada em Cuba, o que beneficiará pacientes portadores deste mal”.
Racotumomab é a segunda vacina para o câncer de pulmão desenvolvida por cientistas do Centro de Imunologia Molecular de Havana, depois da CIMAvax EGF, que foi aprovada em janeiro de 2011 pelo Centro para o Controle Estatal da Qualidade de Medicamentos de Cuba.
“Apesar de essas vacinas não eliminarem a doença, a experiência demonstra que, quando o câncer não se estende em um longo período, o paciente se encontra numa etapa estável da doença e pode viver por muito tempo”, afirmou a Agência de Informação Nacional.
Racotumomab obteve sua certificação do Centro de Qualidade de Medicamentos há apenas uma semana e sua utilização deve começar em breve.
O objetivo dessas vacinas é fazer do câncer de pulmão avançado uma doença que não progride, apesar de ser incurável.
O câncer de pulmão é o segundo de maior incidência em Cuba e o primeiro em mortalidade, e cerca de cinco mil pessoas sofrem dessa doença em estado avançado.
Com informações o UOL e AFP.

Médicos brasileiros fazem cirurgia inédita e salvam recém-nascida com problema congênito no coração
Remédio contra colesterol reduz risco de infarto em 30%, revela estudo
Vitamina B3 pode reverter gordura no fígado, descobrem cientistas
Primeiro porco clonado no Brasil nasce em SP e pode salvar milhares de vidas humanas
Exame de sangue brasileiro que detecta câncer de mama em estágio inicial chegará ao SUS
Mounjaro em pílula é aprovado nos EUA; chega de injeção
Coelhinho resgatado aprende a jogar Jenga e vira campeão; vídeo
Tratamento contra câncer de mama que não cai cabelo já está disponível no SUS
Homem que vive na rua escreve bilhete pedindo ajuda para tratar cachorrinho doente… e consegue
Mulher “adota” idosa viúva que mudou de cidade sozinha: “anjos existem”
“Deus salvou a gente”, diz motorista de carro atingido por árvore durante tempestade
Menino de 8 anos comemora vitória contra o câncer dançando e dando pirueta; video