4 xícaras de chá por dia reduzem risco de infarto, revela pesquisa sueca

xicara_cha
Comercial
Beber ao menos 4 xícaras de chá por dia pode reduzir em mais de 1/5 o risco de vir a sofrer um infarto.
A conclusão é de um novo estudo, assinado por cientistas suecos, que estudaram a relação entre os problemas cardiovasculares e o consumo de chá preto.
A equipe do Karolinska Institute de Estocolmo, na Suécia, analisou cerca de 75 mil homens e mulheres, em boas condições de saúde, que não fumavam.
A experiência começou em 1997.
10 anos depois 4 mil voluntários tinham sofrido infarto, quase 5%
Os cientistas também perceberam que o consumo mínimo de 4 xícaras de chá diárias consegue reduzir em cerca de 21% as hipóteses de desenvolver um coágulo sanguíneo no cérebro.
Em comunicado citado pelo jornal inglês, os cientistas explicaram que o chá “tem benefícios na saúde cardiovascular devido à presença de flavonoides (substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias) na sua composição”.
“O consumo diário de uma a três xícaras de chá não apareceu associado ao risco de enfarte, mas os homens e mulheres que bebiam, por dia, quatro ou mais xícaras mostraram ter 21% menos probabilidades de se deparar com o problema do que aqueles que nunca bebem chá”.
Embora vários estudos tenham já sublinhado os efeitos protetores do chá verde para o cérebro e para o coração, os trabalhos acerca dos benefícios do chá preto têm sido menos conclusivos, algo que a nova pesquisa vem alterar.
Com informações do Daily Mail.