Cinemas são obrigados higienizar óculos 3D no DF: contra conjuntivite

oculos_3d_cinema
Comercial
Cinemas do Distrito Federal agora tem que higienizar os óculos 3D antes das sessões de filmes em terceira dimensão, para evitar contágio de doenças infecciosas e alergias.
A lei foi sancionada na semana passada e já está em vigor.
Agora em sessões de filme 3D o público deverá encontrar os óculos higienizados e embalados em plásticos esterilizados, com fechamento a vácuo.
E isso não poderá custar mais caro no ingresso!
Oftalmologistas aprovaram a nova lei.
O vírus da conjuntivite, por exemplo, pode permanecer nesses materiais por até 8horas. Tempo mais do que suficiente para várias sessões de filmes e vários indivíduos expostos.
“Óculos são objetos íntimos e o uso não deve ser compartilhado. A lei é uma iniciativa que serve de exemplo para os outros estados” disse o oftalmologista Jonathan Lake, da Oftalmed.
Os olhos são um canal de contágio. “Existem bactérias e outros micro-organismos que podem se instalar nesses óculos, provocando infecções e outras reações nos olhos”, explica Sebastião Ferreira Neto, oftalmologiasta do Hospital da Visão.
Os cinemas que não cumprirem a determinção estarão sujeitos a sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90).
As regras previstas não se aplicam aos óculos descartáveis.
Com informações do Correio Braziliense e Destaque C.