Só Notícia Boa
Comercial

Música alegre ajuda a melhorar a atenção e memória

Rinaldo de Oliveira
29 / 03 / 2013 às 00 : 00
musica_alegre
musica_alegre
Comercial
Ouvir música alegre e positiva pode melhorar as capacidades cognitivas, a atenção, a memória e aumentar o “estado de alerta” do cérebro.
A conclusão é de um novo estudo britânico, que utilizou como base os concertos da série As Quatro Estações do compositor italiano Vivaldi.
O estudo, desenvolvido por Leigh Riby, da Universidade de Northumbria, envolveu 14 jovens adultos.

Foi pedido que eles fizessem uma tarefa de concentração que apertassem a barra de espaço de um teclado quando aparecesse um quadrado verde na tela do computador e que ignorassem os círculos de várias cores e outros quadrados que surgiam de forma intermitente.

Os participantes fizeram a tarefa em silêncio e depois ouviram os quatro concertos de Vivaldi.
No decorrer do processo, a atividade cerebral dos jovens foi medida através de eletroencefalografia.
Em média, os participantes responderam corretamente com mais rapidez enquanto ouviam a Primavera de Vivaldi.  
Por outro lado, o tempo de resposta aumentou quando ouviam Outono, uma música mais lenta e obscura, o que indiciou uma diminuição da capacidade mental. 
De acordo com Leigh Riby, o aspeto mais importante das conclusões obtidas, publicadas na revista científica Experimental Psychology, é que a Primavera, uma música mais alegre e animada, desencadeou uma melhoria na resposta emocional dada pelo cérebro.
“A Primavera melhorou a atividade geral do cérebro e provocou um efeito exagerado na área cerebral que é responsável pelo processamento emocional. Aparenta, portanto, ter gerado imagens particulares no cérebro e evocado sensações de satisfação que se manifestaram através de um melhor funcionamento cognitivo”, explica o psicólogo.
“Este estudo comprova que existe um efeito indireto da música na cognição, que é criado pelo humor, a atenção e a emoção”, mostrando que “a capacidade cognitiva é melhorada quando são introduzidos estímulos prazerosos e que despertam”, conclui Riby.
Com informações do Boas Notícias.
Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial