Estudante derruba lei contra bikes em Camboriú: mobilização pela internet

bike_camboriu
Comercial
Veja o exemplo de uma jovem de 22 anos do sul do país.
Ela aproveitou a força da mobilização da internet para derrubar o projeto de um vereador de Balneário Camboriú, em Santa Catarina.
O político queria proibir bicicletas, skates e patinetes nas ruas da cidade.
Charline Carelli, estudante de arquitetura, soube do projeto de lei pela mídia local e, em vez ficar reclamando, ela decidiu agir.
“Eu uso bicicleta como meio de transporte e também sou estudante de arquitetura e urbanismo. Senti os meus direitos afetados e também sei que isso vai contra a tendência mundial. Além disso, pesquisei bastante as leis, como a Constituição e o Código de Trânsito. Percebi que o projeto não é correto”, explica a estudante.
Charline resolveu participar das audiências públicas, mobilizar colegas e utilizar o poder da internet a favor da liberdade das bicicletas.
Na primeira audiência pública, o autor do projeto, vereador Nilson Probst, tentou dizer às pessoas presentes que eles não entendiam direito o conteúdo.
Mas foi ali também que vários ativistas envolvidos com a causa das bicicletas se encontraram e resolveram manter contato pela internet.
Charline Carelli teve ainda outra ideia: criar um abaixo-assinado online na Change.org.
“O abaixo-assinado mostra que isso não é apenas uma opinião minha ou de um pequeno grupo de Balneário Camboriú. Tem gente do Brasil inteiro dando apoio”, constata.
O apoio recebido e a cobertura da imprensa local fizeram com que o vereador percebesse que seu projeto ia contra o Plano Nacional de Mobilidade Urbana e as tendências internacionais em transporte de pessoas.
O vereador Nilson Probst acabou convencido de que o projeto realmente continha vários pontos problemáticos e apresentou um substitutivo.
Com informações do Change.org

Padre doa tudo que tem em testamento e salva área ambiental: protegida para sempre
Fotógrafo flagra árvore cheia de araras-azuis no Pantanal; vídeo
Superflorada volta ao Vale da Morte: acontece a cada 10 anos; vídeo
Sai ranking dos carros mais econômicos e menos poluentes do Brasil
Água reaparece em rio após 8 meses de seca no PI e vídeo encanta as redes
Agricultor fura poço no quintal atrás de água e encontra possível reserva de petróleo
Coelhinho resgatado aprende a jogar Jenga e vira campeão; vídeo
Tratamento contra câncer de mama que não cai cabelo já está disponível no SUS
Homem que vive na rua escreve bilhete pedindo ajuda para tratar cachorrinho doente… e consegue
Mulher “adota” idosa viúva que mudou de cidade sozinha: “anjos existem”
“Deus salvou a gente”, diz motorista de carro atingido por árvore durante tempestade
Menino de 8 anos comemora vitória contra o câncer dançando e dando pirueta; video