Combustível feito de algas é criado por aluna de 17 anos: baixo custo

saraalga
Comercial
Uma estudante americana ganhou um prêmio pela criação de um combustível produzido a partir de algas, com custo menor do que os já estudados por cientistas profissionais.
O mais intrigante é que o laboratório de Sara Volz, de apenas 17 anos, foi montado embaixo da cama suspensa: feito com placas de madeira sem acabamento e fios aparentes.
Do precário sistema surgiu uma solução inédita.
Com a invenção, a aluna ganhou o Intel Science Talent Search (Prêmio de Pesquisa Científica Intel, em tradução livre), um dos mais respeitados prêmios de ciência voltado a estudantes dos Estados Unidos.
Combustíveis feitos à base de algas não são novidades, mas a alternativa renovável é bastante estudada. O problema é produzi-la em larga escala a custos competitivos em relação à produção tradicional de combustíveis fósseis.
Pelo menos, 1700 alunos participaram do concurso, que teve como prêmio cem mil dólares.
A diferença entre o projeto de Sara e os demais está na maneira de obter das algas células com grande quantidade de óleo.
Enquanto os pesquisadores alteram o genoma das algas ou interferem nas condições do ambiente para o maior crescimento delas, Sara optou por usar um herbicida que mata células com baixo nível da enzima que regula a produção de óleo das algas.
O que resta então é uma população de células com altíssima produção de óleo.
De acordo com Sara, o valor recebido com o prêmio será destinado a pagar as despesas para ter acesso a um laboratório maior no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).
Outros nove estudantes do ensino médio dos Estados Unidos receberam prêmios em dinheiro que variaram de 20 mil a 75 mil dólares.
O Intel Science Talent Search é promovido desde 1942, abrindo portas para os estudantes.
Desde então, sete jovens premiados já ganharam Prêmios Nobel e cinco receberam a medalha nacional de ciência.
Com informações da Revista Época Negócios e CicloVivo.

População de baleias-jubarte cresce 27 vezes no Brasil após proibição de caça comercial
Professor transforma escola com 150 mil tampinhas e faz mural gigante com alunos no PR; vídeo
Fotógrafo registra pássaro com as cores do Brasil e vídeo alcança 6 milhões de visualizações
Nasce bebê do casal que vive em ilha isolada: com 6 meses ela entra na aventura; vídeo
Planta rara volta à natureza depois de ficar à beira da extinção e anima ambientalistas
Empresa troca cortadores de grama por ovelhas e conquista clientes; em paz e sustentável
STJ condena ministro por assédio de mulheres e aplica perda do cargo pela primeira vez
A$AP Rocky comemora que Rihanna ganha mais que ele e revela novidade; vídeo
Filme Michael volta aos cinemas no aniversário do Rei do Pop; ingressos já estão à venda
Cavalo que ficou cego volta a competir e vence de novo: “Braille equino”; vídeo
Menino generoso faz amigos cortarem o bolo junto com ele na festa de 10 anos; vídeo
Brasileiro Gui Santos vai ganhar mais do que o astro LeBron James na NBA; veja o motivo