Encontrado remédio que reverte Alzheimer: testes em ratos deram certo

cerebro_alzheimer
Comercial
Uma droga usada no tratamento de determinados tipos de câncer conseguiu reverter os problemas de memória de ratinhos com Alzheimer.
A boa nova vem da Universidade de Pittsburgh, nos EUA, responsável pelo estudo.
A eficácia é do remédio bexarotene, usado para combater o linfoma da pele, no tratamento da doença de Alzheimer.
A substância ajudou a melhorar memória porque eliminou as placas amiloide do cérebro dos ratinhos com a perturbação genética de Alzheimer.
As placas amiloide são fragmentos tóxicos de proteínas que parecem prejudicar o funcionamento dos neurónios.
O bexarotene é um composto relacionado com a vitamina A que ativa os receptores X retinóides (RXR) que se encontram em todo o corpo humano, incluindo nos neurónios.
Assim que são ativados, estes receptores regulam a expressão dos genes que controlam vários processos biológicos, incluindo a tendência genética para desenvolver certas doenças.
“Verificamos que os ratinhos recuperaram rapidamente as capacidades cognitivas que tinham perdido ( em apenas 10 dias) e confirmamos a redução das placas amiloide no fluído que rodeias as células cerebrais, embora o medicamento não tenha eliminado totalmente as placas”, explica a coautora Iliya Lefterov .
O tratamento com bexarotene não afetou o peso dos animais, nem o seu comportamento, e foi igualmente eficaz nos indivíduos dos sexos masculino e feminino.
“Acreditamos que estas novas conclusões revelam provas sólidas de que o bexarotene pode ser uma opção terapêutica para a doença de Alzheimer,” disse uma das autoras, Rada Koldamova, professora da universidade de Pittsburgh.
Na pesquisas, os ratinhos com a mutação genética da doença de Alzheimer, tiveram desempenhos idênticos aos de ratinhos sem a doença, durante a realização de testes cognitivos.
Os testes envolveram exercícios de orientação especial e exercícios de memória de longo prazo.
Com informações do Boas Notícias.

Médicos brasileiros fazem cirurgia inédita e salvam recém-nascida com problema congênito no coração
Remédio contra colesterol reduz risco de infarto em 30%, revela estudo
Vitamina B3 pode reverter gordura no fígado, descobrem cientistas
Primeiro porco clonado no Brasil nasce em SP e pode salvar milhares de vidas humanas
Exame de sangue brasileiro que detecta câncer de mama em estágio inicial chegará ao SUS
Mounjaro em pílula é aprovado nos EUA; chega de injeção
Coelhinho resgatado aprende a jogar Jenga e vira campeão; vídeo
Tratamento contra câncer de mama que não cai cabelo já está disponível no SUS
Homem que vive na rua escreve bilhete pedindo ajuda para tratar cachorrinho doente… e consegue
Mulher “adota” idosa viúva que mudou de cidade sozinha: “anjos existem”
“Deus salvou a gente”, diz motorista de carro atingido por árvore durante tempestade
Menino de 8 anos comemora vitória contra o câncer dançando e dando pirueta; video