Vem aí as lentes de contato com zoom

lente_zoom
Comercial
Pesquisadores dos Estados Unidos e da Suíça estão criando lentes de contato que podem fornecer uma visão telescópica para seus usuários, se combinadas com óculos especiais.
A combinação das lentes com os óculos consegue ampliar 2,8 vezes o tamanho de uma imagem visualizada pelo usuário.
Filtros polarizadores permitem à pessoa mudar de uma visão normal para a telescópica ajustando o óculos.
O sistema foi desenvolvido para ajudar pessoas que sofrem com a cegueira provocada pela idade, mas também pode ter aplicações militares.
A degeneração macular relacionada à idade é uma das formas mais comuns de cegueira.
Ela danifica a mácula, a parte do olho que lida com o detalhamento da imagem.
Quando a mácula se degenera, a pessoa sofre uma perda na capacidade de reconhecer rostos e de realizar algumas tarefas, tais como dirigir e ler.
Os pesquisadores Joseph Ford, da Universidade da Califórnia, e Eric Tremblay, da EPFL (Escola Politécnica Federal de Lausanne), na Suíça, construíram o sistema que filtra a luz adaptando óculos fabricados usados em televisores 3D.
O protótipo produzido pela equipe tem oito milímetros de diâmetro, um milímetro de espessura na região central e 1,17 mm no anel ampliador.
As lentes de contato criadas pelos pesquisadores têm uma região central que permite a entrada de luz para uma visão normal.
O elemento telescópico fica em um anel em volta da região central. Pequenos espelhos de alumínio atuam como um amplificador, que lança a luz para o anel ao menos quatro vezes antes de direcioná-la para a retina.
O usuário pode ligar o aparelho alterando esses filtros, posicionados no óculos, de forma que apenas a imagem ampliada seja lançada sobre a retina.
Com informações da BBC.

Banido do WhatsApp? Veja como recuperar a conta se você perdeu o acesso ao número
Coleta de sangue sem picada de agulha: tecnologia já está sendo vendida a hospitais; entenda
Europa faz primeira transmissão de 5G via satélite: leva internet a qualquer lugar do planeta
Depressão: vendas do 1º dispositivo para tratamento em casa começaram nos EUA
Veja quem é o autor dos Aliens Hilários que fazem piadas e divertem nas redes; vídeo
Idoso de 78 anos estuda IA, consegue emprego e vira diretor em empresa de tecnologia
STJ condena ministro por assédio de mulheres e aplica perda do cargo pela primeira vez
A$AP Rocky comemora que Rihanna ganha mais que ele e revela novidade; vídeo
Filme Michael volta aos cinemas no aniversário do Rei do Pop; ingressos já estão à venda
Cavalo que ficou cego volta a competir e vence de novo: “Braille equino”; vídeo
Menino generoso faz amigos cortarem o bolo junto com ele na festa de 10 anos; vídeo
Brasileiro Gui Santos vai ganhar mais do que o astro LeBron James na NBA; veja o motivo