Brasil sobe no ranking dos países mais felizes do mundo

brasil-smile
Comercial
Os países mais felizes do mundo estão, em sua maioria, no norte da Europa.
Já os mais tristes ficam na África, ou nas regiões mais duramente afetadas pela crise europeia.
A conclusão é do World Happiness Report (Relatório sobre a Felicidade Mundial) para 2013, produzido pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da ONU e divulgado esta semana pelo Instituto da Terra da Universidade Columbia (EUA).
Pela ordem, os moradores de Dinamarca, Noruega, Suíça, Holanda e Suécia são os que se consideram mais felizes, numa lista com 156 países.
Na outra ponta da tabela, a dos menos felizes, estão cinco países africanos (Ruanda, Burundi, República Centro-Africana, Benin e Togo).
Brasil
O Brasil está em 24º lugar no ranking da felicidade.
Subiu um ponto em relação ao levantamento do ano passado, quando estava em 25º lugar.
A sensação de alegria vem evoluindo de 2005 para cá.
Hoje país aparece mais bem colocado que países como França (25ª), Alemanha (26ª), Japão (43º), Rússia (68ª) e China (93ª).
Grécia e Portugal, países fortemente atingidos pela crise na zona do euro, ficaram em 70º e 85º, respectivamente.
É o segundo ano em que a ONU divulga o relatório, cujos dados foram colhidos em pesquisa mundial realizada entre 2010 e 2012.
Medição
A felicidade dos entrevistados é avaliada numa escala de 0 a 10, levando em conta seis critérios: renda per capita, assistência social, expectativa de vida saudável, liberdade para fazer escolhas, combate à corrupção e generosidade.
Neste ano, as notas variaram de 2,936 (do Togo, o último colocado) a 7,693 (da Dinamarca, a primeira).
Para o economista Jeffrey Sachs, diretor do Instituto da Terra em Columbia, os resultados da pesquisa devem estimular os governantes a levar em conta o bem-estar dos cidadãos nas suas decisões.
Com informações da Folha.