4 dicas para aumentar os músculos na malhação

bicepes
Comercial
Verão, praia, corpo em forma! É o sonho da juventude: corpo forte, sarado.
Para que o músculo cresça é preciso intensificar carga na malhação, mas não adianta morar na academia e descuidar da alimentação: sem repouso e dieta apropriada, não há resultado.
Confira algumas dicas do personal trainer norte-americano Michael Matthews, autor do livro Malhar, secar, definir – a ciência da musculação (Editora Princípio):
1. Os músculos crescem apenas se forem forçados a crescer.
Quando a pessoa levanta pesos, as fibras dos músculos são microlaceradas. O organismo entende o que aconteceu como uma agressão e vai tentar recuperar a fibra lacerada e, com isso, adapta o músculo para que ele consiga aguentar mais força – causando a hipertrofia, ou seja, o crescimento muscular. Agora, se o exercício que foi feito só provocou um pouco de microlacerações nas fibras, o organismo não terá do quê se recuperar e os músculos não vão crescer. O contrário também acontece: se o exercício é muito intenso e provoca muitas microlacerações, o corpo não conseguirá recuperar toda essas lesões, paralisando o crescimento muscular. A melhor combinação, portanto, é o equilíbrio de pesos
2. Os músculos crescem se sobrecarregados, não por fadiga ou inchaço
Sentir os músculos queimando não significa que eles estejam crescendo. Essa queimação é sinal de que o ácido lático está sendo derramado nos músculos, avisando o corpo para produzir hormônios anabólicos, que ajudam no crescimento. No entanto, o excesso dessa queimação prejudica o crescimento muscular – e faz até com que os tecidos se desmanchem.
Aquela sensação de que os músculos estão inchados, logo após um treino, acontece porque há sangue retido nos músculos. Ela não determina o quanto os músculos estão crescendo.
A sobrecarga, no entanto, é a chave para o crescimento muscular. Isso significa que séries curtas e intensas com pesos grandes são a melhor forma de fazer o músculo “acordar”, microlacerar na medida certa e, consequentemente, crescer.
3. É preciso repouso para os músculos crescerem
Muitos pensam que, desde que de forma correta, o ideal é exercitar-se todos os dias. Errado. Os músculos precisam de repouso para se reconstruírem. Se você exagerar na dose de exercícios – e na frequência deles – as microlacerações serão excessivas e você terá o nível de cortisol elevado, prejudicando o crescimento muscular.
Treinar sem o músculo estar recuperado causa perda de força e de tamanho. Dependendo da intensidade do treino, os músculos levam de 2 a 5 dias para se recuperar. Apenas quando a sensação de músculo dolorido vai embora é que ele está recuperado.
O sono também influencia: é preciso dormir o suficiente para acordar descansado. Para algumas pessoas, bastam 6 horas. Para outras, o número de horas pode chegar a 12.
O personal trainer da academia BodyTech explica que é fundamental que o aluno esteja descansado para ter um poder de concentração maior. “A noite regenera as células musculares e os tecidos. Para hipertrofiar, é preciso treinar, pegar peso, ter essa sobrecarga. Se a fibra muscular não estiver 100% recuperada e descansada, ela não terá esse poder de contração, consequentemente não terá um desgaste muscular”, explica.
4. Nenhum músculo cresce se o corpo não estiver bem alimentado
Segundo Michael Matthews, a boa nutrição representa de 70% a 80% da aparência da pessoa, seja ela magra, musculosa, em forma ou flácida. Ela pode fazer os exercícios com a sobrecarga correta e dormir bem, mas se não se alimentar bem, não há crescimento. É necessário, portanto, dosar a quantidade proteínas, carboidratos e gorduras para potencializar os resultados.
Com informações do IG.

Injeção antienvelhecimento regenera cartilagem do joelho e previne artrite; terapia inovadora
Tratar hérnia de disco sem cirurgia; técnica de médico brasileiro usa injeção na coluna
Nova injeção faz células imunes combaterem tumores com câncer
Folha de quebra-pedra será o 1º remédio fitoterápico do SUS
Anvisa aprova novo medicamento para prevenção do HIV: é semestral
Autismo pode ser evolução biológica do cérebro humano, diz estudo
Plataforma brasileira de educação para autistas ganha prêmio nos Emirados Árabes
Homem sem-teto interrompe entrevista para comemorar aposentadoria; vai sair das ruas
Ernesto Paglia é o novo apresentador do Roda Viva, da TV Cultura
Remake de Dona Beja, novela sucesso da Manchete, tem data de estreia global na HBO Max
Brasileiro mostra marmita que esquenta sozinha, sem microondas, e custa 4 reais; vídeo
Conheça o empresário brasileiro que já plantou 400 mil árvores em risco de extinção no PR