impressora 3D constrói casa em apenas um dia: mais forte e barata

casa_3D
Comercial
Foto: reprodução
Uma nova tecnologia, pesquisada na University of Southern California, nos EUA, promete mudar o mundo usando as impressoras 3D.
Trata-se da impressão do “Contour Crafting”, que seria capaz de imprimir casas de 230 metros quadrados em apenas um dia.
Para funcionar, ela utiliza um robô gigante (foto), que se move por trilhos colocados nas laterais, do que será a casa depois de pronta.
Ele substitui as ferramentas manuais e o trabalho braçal.
Em seguida, ele cria camadas de concreto para produzir paredes vazias e em seguida as preenche com mais concreto.
O homem ficaria responsável por colocar portas e janelas na casa construída.
Os projetos podem ser criados pelo computador, em um programa específico de modelagem.
A expectativa é que a tecnologia possa criar “bairros inteiros, construídos por uma fração do custo e do tempo, com muito mais segurança e flexibilidade arquitetural sem precedentes”.
A modelagem permite que cada casa seja diferente.
3 vezes mais forte
De acordo com os pesquisadores, as estruturas são ainda mais fortes do que os métodos tradicionais de construção.
Nos testes, as paredes resistiram 10 mil libras por polegada quadrada, enquanto a média para uma parede normal é de 3 mil libras por polegada quadrada.
Os pesquisadores dizem que seria possível até mesmo construir grandes escritórios ou até torres, com máquinas com bocais múltiplos, ou fazer a estrutura subir a construção.
Nasa
Atualmente, a Nasa é uma das entidades que bancam a pesquisa, que seria capaz de criar casas de baixo custo para áreas de desabrigados.
Behrokh Khoshnevis, responsável pelo robô, também minimzas possíveis problemas de um possível desemprego para as pessoas que trabalham nas construções.
“Construção é um trabalho perigoso, mais do que mineração e agricultura. Isso mata 10 mil pessoas por ano”, lembra ele, apontando que as pessoas deveriam realizar trabalhos que ofereçam menos riscos às suas vidas.
A tecnologia ainda está em fase de desenvolvimento.
Não há previsão de quando ela poderia chegar ao mercado.

Banido do WhatsApp? Veja como recuperar a conta se você perdeu o acesso ao número
Coleta de sangue sem picada de agulha: tecnologia já está sendo vendida a hospitais; entenda
Europa faz primeira transmissão de 5G via satélite: leva internet a qualquer lugar do planeta
Depressão: vendas do 1º dispositivo para tratamento em casa começaram nos EUA
Veja quem é o autor dos Aliens Hilários que fazem piadas e divertem nas redes; vídeo
Idoso de 78 anos estuda IA, consegue emprego e vira diretor em empresa de tecnologia
STJ condena ministro por assédio de mulheres e aplica perda do cargo pela primeira vez
A$AP Rocky comemora que Rihanna ganha mais que ele e revela novidade; vídeo
Filme Michael volta aos cinemas no aniversário do Rei do Pop; ingressos já estão à venda
Cavalo que ficou cego volta a competir e vence de novo: “Braille equino”; vídeo
Menino generoso faz amigos cortarem o bolo junto com ele na festa de 10 anos; vídeo
Brasileiro Gui Santos vai ganhar mais do que o astro LeBron James na NBA; veja o motivo