Filho de cozinheira da USP passa na Fuvest

robson_usp
Comercial
Foto: G1
Robson de Souza Romano dos Santos, de 18 anos, será o primeiro da família a ingressar em uma das mais concorridas universidades do Brasil: a USP.
Ele é filho caçula de uma auxiliar de cozinha do restaurante central, o popular “bandeijão” da Universidade de São Paulo,
“Não acredito que ele passou. É maravilhoso”, disse dona Francisca Mesquita de Souza, 57 anos, ao G1.
Robson parecia anestesiado ao ver seu nome na lista de aprovados na primeira fase da Fuvest, divulgado nesta sexta-feira (31).
Ele vai fazer ciências sociais e pretende seguir a vida acadêmica, exercendo a profissão de professor.
“É um curso que vai ajudar a me construir”, explicou, com o rosto todo pintado.
Na primeira fase o jovem acertou 76 das 90 questões, uma pontuação muito acima da nota de corte para a carreira.
Vida dura
A escolha do filho pela USP teve influência da mãe, que há 32 anos trabalha no bandejão e criou todos os seus cinco filhos com a renda desse trabalho.
Mas, segundo Francisca, o empurrão para que Robson se dedicasse aos estudos, incluindo uma bolsa em colégio privado, veio da madrinha do rapaz.
“Ela se ofereceu para ajudá-lo e sou muito grata a este suporte”.
Vida nova
Dona Francisca é uma guerreira.
3 dos 5 filhos dela se formaram ou ainda cursam o ensino universitário.
Um outro já terminou o curso técnico de mecânica.
Com a famlía “estudada”, ela espera melhorar de vida logo.
“Meus filhos são meninos bons. Agora estou na contagem regressiva para mudar de vida”, disse.
Com informações do G1.

Economista troca carro de luxo por Fiat Uno 1994: não paga IPVA e economiza R$ 20 mil por ano; vídeo
Professora reconhece bebês só pelo cheirinho e acerta o nome de cada um vendada; vídeo fofo
Periquito carente não deixa o tutor estudar e apela para receber atenção; vídeo
Cantores levam música e amor e animam paciente internada em hospital; vídeo
A$AP Rocky comemora que Rihanna ganha mais que ele e revela novidade; vídeo
Filme Michael volta aos cinemas no aniversário do Rei do Pop; ingressos já estão à venda
STJ condena ministro por assédio de mulheres e aplica perda do cargo pela primeira vez
Cavalo que ficou cego volta a competir e vence de novo: “Braille equino”; vídeo
Menino generoso faz amigos cortarem o bolo junto com ele na festa de 10 anos; vídeo
Brasileiro Gui Santos vai ganhar mais do que o astro LeBron James na NBA; veja o motivo