Chocolate previne diabetes, obesidade e faz bem para o coração

Mais motivos para os chocólatras continuarem consumindo chocolate.
O tipo preto pode ajudar a prevenir a obesidade graças aos seus elevados níveis de antioxidantes, que ajudam a baixar o açúcar no sangue.
A conclusão é de um estudo, que mostra a forte presença de flavonóides no chocolate, o que impede o aumento de peso e diminui o risco de diabetes.
A pesquisa, publicada no ‘Journal of Agricultural and Food Chemestry’, revela ainda que o chocolate também melhora a concentração, diminui o apetite e reduz a pressão arterial, beneficiando, assim, a saúde do coração.
O estudo foi liderado por Andrew Neilson, responsável pelo Departamento de Tecnologia e Ciência Alimentar da Escola de Agricultura e Ciências da Vida, do Instituto Politécnico e Universitário de Virginia, nos EUA.
A pesquisa
A análise foi feita em ratinhos de laboratório, que não aumentaram de peso e, inclusive, diminuíram os níveis de açúcar no sangue, com o consumo de chocolate preto.
Os especialistas explicam que esse fato se deve ao cacau, ingrediente base do chocolate, cuja presença é bem mais evidente no de tipo amargo.
A ideia era, portanto, estabelecer os diferentes benefícios para a saúde a cada tipo de flavanóide existente no chocolate.
Para isso, durante doze semanas, os cientistas alimentaram grupos de ratinhos com dietas distintas: com alto teor de gordura, baixo teor de gordura e ricas em matéria gorda, mas adicionadas com diferentes tipos de flavanóides.
O que se verificou foi que a junção de um tipo particular destes componentes – conhecido por Procianidinas Oligoméricas – mesmo em alimentos com elevada matéria gorda, têm um forte impacto no combate ao aumento de peso.
Além disso, eles também melhoraram os níveis de glicose no sangue, prevenindo o risco de diabetes.
Com informações do Boas Notícias.

Butantan amplia para 10 cidades a aplicação da vacina contra chikungunya
Polilaminina será distribuída pelo SUS, após aprovação da Anvisa, diz dra. Tatiana Sampaio
Repórter cadeirante entrevista Dra. Tatiana Sampaio sobre a polilaminina e abraço emociona; vídeo
Dra. Tatiana da Polilaminina estará no Roda Viva, na estreia de Ernesto Paglia, nesta segunda-feira
Paraplégico fica de pé pela primeira vez 1 mês após injeção da polilaminina; vídeo
Vacina contra dependência de crack e cocaína: Brasil vai começar testes em humanos
Bombeira se aposenta, ganha homenagem e se emociona: “hora de cuidar de mim”; vídeo
Começa Feirão Limpa Nome; veja onde negociar dívidas com 99% de desconto
20 anos sem Gisberta, a brasileira que virou música e obrigou Portugal a combater a transfobia
Criança interrompe missa com gatinho e pede para o padre abençoar o felino; vídeo
Autista, filha de doméstica e pai analfabeto, é aprovada em Medicina: “quebra de ciclo histórico”
Desconhecidos recolhem refrigerantes derramados na pista, devolvem ao motorista e vídeo bate 7 milhões