Eclipse da Lua: ficou vermelha!

Na madrugada desta terça-feira, 15 de abril, o Brasil pôde assistir a um dos principais eventos astronômicos do ano: o eclipse lunar.
A Lua ficou na sombra da Terra em relação ao Sol e ganhou um tom avermelhado, razão pela qual o fenômeno é chamado de “Lua de sangue”.
No Brasil, esse eclipse total pôde ser visto a partir das 3h da manhã e durou 78 minutos.
O ponto alto foi a partir das 4h46 (horário de Brasília), e a visão foi melhor nas regiões Norte e Centro-Oeste.
O fenômeno, observado em todo território nacional, marcou o início de uma série de eclipses nos próximos dois anos.
Próximos eclipses
A tétrade, como é chamado o conjunto de quatro eclipses totais da Lua que ocorrem em uma sequência de dois anos, termina em setembro de 2015.
Esse evento é especial porque eclipses normalmente se intercalam entre totais, parciais (quando a Lua fica parcialmente encoberta pela parte mais escura da sombra da Terra) e penumbrais (quando a parte mais clara da sombra da Terra encobre a Lua).
A tétrade é relativamente rara: no século XXI haverá oito delas, sendo a que se inicia no dia 15 a segunda — a primeira ocorreu de 2003 para 2004, e a terceira será em 2032 e 2033.
Os três outros eclipses lunares que completam a tétrade vão ocorrer em 8 de outubro de 2014, 4 de abril e 28 de setembro de 2015.
Dentre eles, segundo Rojas, apenas o último terá uma boa visibilidade no Brasil.
Com informações da Veja e G1.

Economista troca carro de luxo por Fiat Uno 1994: não paga IPVA e economiza R$ 20 mil por ano; vídeo
Professora reconhece bebês só pelo cheirinho e acerta o nome de cada um vendada; vídeo fofo
Periquito carente não deixa o tutor estudar e apela para receber atenção; vídeo
Cantores levam música e amor e animam paciente internada em hospital; vídeo
A$AP Rocky comemora que Rihanna ganha mais que ele e revela novidade; vídeo
Filme Michael volta aos cinemas no aniversário do Rei do Pop; ingressos já estão à venda
STJ condena ministro por assédio de mulheres e aplica perda do cargo pela primeira vez
Cavalo que ficou cego volta a competir e vence de novo: “Braille equino”; vídeo
Menino generoso faz amigos cortarem o bolo junto com ele na festa de 10 anos; vídeo
Brasileiro Gui Santos vai ganhar mais do que o astro LeBron James na NBA; veja o motivo