Eclipse da Lua: ficou vermelha!

Na madrugada desta terça-feira, 15 de abril, o Brasil pôde assistir a um dos principais eventos astronômicos do ano: o eclipse lunar.
A Lua ficou na sombra da Terra em relação ao Sol e ganhou um tom avermelhado, razão pela qual o fenômeno é chamado de “Lua de sangue”.
No Brasil, esse eclipse total pôde ser visto a partir das 3h da manhã e durou 78 minutos.
O ponto alto foi a partir das 4h46 (horário de Brasília), e a visão foi melhor nas regiões Norte e Centro-Oeste.
O fenômeno, observado em todo território nacional, marcou o início de uma série de eclipses nos próximos dois anos.
Próximos eclipses
A tétrade, como é chamado o conjunto de quatro eclipses totais da Lua que ocorrem em uma sequência de dois anos, termina em setembro de 2015.
Esse evento é especial porque eclipses normalmente se intercalam entre totais, parciais (quando a Lua fica parcialmente encoberta pela parte mais escura da sombra da Terra) e penumbrais (quando a parte mais clara da sombra da Terra encobre a Lua).
A tétrade é relativamente rara: no século XXI haverá oito delas, sendo a que se inicia no dia 15 a segunda — a primeira ocorreu de 2003 para 2004, e a terceira será em 2032 e 2033.
Os três outros eclipses lunares que completam a tétrade vão ocorrer em 8 de outubro de 2014, 4 de abril e 28 de setembro de 2015.
Dentre eles, segundo Rojas, apenas o último terá uma boa visibilidade no Brasil.
Com informações da Veja e G1.

Cinemark libera ingressos a R$ 11 em sessões até março; veja os cinemas participantes
Johnny Depp deu casa para Eric Dane morar até morrer; vaquinha da família está perto da meta
Criança interrompe missa com gatinho e pede para o padre abençoar o felino; vídeo
João Gomes faz homenagem à doutora Tatiana da polilaminina em show no Rio; vídeo
Dra. Tatiana da Polilaminina estará no Roda Viva, na estreia de Ernesto Paglia, nesta segunda-feira
Após show, Thiago Aquino resgata e adota filhote de cachorro abandonado na estrada; vídeo
Bombeira se aposenta, ganha homenagem e se emociona: “hora de cuidar de mim”; vídeo
Começa Feirão Limpa Nome; veja onde negociar dívidas com 99% de desconto
20 anos sem Gisberta, a brasileira que virou música e obrigou Portugal a combater a transfobia
Autista, filha de doméstica e pai analfabeto, é aprovada em Medicina: “quebra de ciclo histórico”
Desconhecidos recolhem refrigerantes derramados na pista, devolvem ao motorista e vídeo bate 7 milhões