Cientistas produzem sangue artificial em laboratório: transfusões

Uma pesquisa sobre células-tronco, feita no Reino Unido, conseguiu produzir glóbulos vermelhos adequados às transfusões de sangue entre humanos.
Os especialistas acreditam que a descoberta abre portas para a produção de sangue industrial em laboratório, o que pode mudar a vida de milhões de pessoas em todo o mundo.
O anúncio foi feito por Marc Turner, líder da investigação e docente na Universidade de Edinburgo..
“Há mais equipes com investigações do gênero em mãos, mas esta é a primeira vez que alguém consegue fabricar sangue com a qualidade e padrões de segurança apropriados para transfusões de sangue em humanos”, disse ao The Telegraph.
No experimento o especialista usou células-tronco pluripotentes induzidas (iPS).
Elas foram retiradas do corpo humano e alteradas para um estado embrionário.
Em seguida foram inseridas em ambientes com condições bioquímicas idênticas ao organismo humano, induzindo as células iPS numa transformação em glóbulos vermelhos do tipo sanguíneo O.
O responsável acredita ter dado mais um passo em direção à produção industrial de sangue artificial em laboratório, livre de qualquer anomalia e compatível com todos os pacientes.
As previsões apontam para o final de 2016, ou início de 2017, a conclusão dos ensaios clínicos com as novas células, produzidas artificialmente.
Elas serão testadas em três pacientes com talassemia, uma doença do sangue que requer transfusões frequentes.
Com informações do Boas Notícias.

Médicos brasileiros fazem cirurgia inédita e salvam recém-nascida com problema congênito no coração
Remédio contra colesterol reduz risco de infarto em 30%, revela estudo
Vitamina B3 pode reverter gordura no fígado, descobrem cientistas
Primeiro porco clonado no Brasil nasce em SP e pode salvar milhares de vidas humanas
Exame de sangue brasileiro que detecta câncer de mama em estágio inicial chegará ao SUS
Mounjaro em pílula é aprovado nos EUA; chega de injeção
Coelhinho resgatado aprende a jogar Jenga e vira campeão; vídeo
Tratamento contra câncer de mama que não cai cabelo já está disponível no SUS
Homem que vive na rua escreve bilhete pedindo ajuda para tratar cachorrinho doente… e consegue
Mulher “adota” idosa viúva que mudou de cidade sozinha: “anjos existem”
“Deus salvou a gente”, diz motorista de carro atingido por árvore durante tempestade
Menino de 8 anos comemora vitória contra o câncer dançando e dando pirueta; video