Inaugurado Museu Pelé: homenagem em vida

Fotos: Divulgação
A inauguração do Museu em Homenagem ao Rei do Futebol foi marcada por forte emoção do próprio homenageado, o rei do futebol, Edson Arantes do Nascimento, Pelé.
“Em 1958, ninguém conhecia o Brasil e hoje todos estão aqui na inauguração do meu museu”, disse Pelé.
Autoridades, amigos e ex-jogadores estavam presentes neste domingo, 15, no casarão histórico no bairro do Valongo, em Santos, SP.
Pelé estava acompanhado de ex-jogadores do Santos: Pepe, Edu, Lima e Clodoaldo.
foto: Divulgação
O Museu
O museu reúne pelo menos 2.400 peças do acervo que Pelé reuniu durante seus quase 74 anos de vida – não só do período em que encantou o mundo dentro dos gramados.
Desde a caixa de engraxate, que usava para conseguir uns trocados na infância, até o prêmio de melhor jogador da Copa de 1970… objetos de valor incalculável estaão expostos.
Em meio às peças históricas que contam a vida do garoto nascido em Três Corações (MG) e criado em Bauru (SP), a tecnologia fará os visitantes interagirem com o próprio Pelé.
Um holograma é quem recebe os turistas.
O visitante ainda poderá tentar repetir o milésimo gol, ou aprender a driblar como o anfitrião.
Além da exposição permanente, o museu será aberto com a mostra “Quatro Copas e um Rei”, que contará sobre a participação de Pelé nos Mundiais de 1958, 1962, 1966 e 1970 – só o disputado na Inglaterra não terminou com título brasileiro.
Obra
A obra custou R$ 50 milhões para ser instalada em um casarão do século 19, que foi praticamente reconstruído – apenas três paredes do prédio original resistiram ao tempo e a dois incêndios.
O museu contou com investimento privado, através da Lei Rouanet, e de verbas dos governos Estadual e Federal.
São dois edifícios: um para exposição do acervo e de mostras temporárias e outro com peças interativas.
O museu também tem um auditório, uma ala administrativa e uma sala exclusiva de Pelé, onde ele poderá receber visitantes e autoridades quando estiver em Santos.

Teatro Fernanda Montenegro é o novo nome do Teatro Copacabana Palace: homenagem em vida!
Artemis II é lançada com sucesso e dá para acompanhar a missão à Lua em tempo real; veja
É hoje: Artemis II da Nasa vai levar 4 astronautas à Lua; veja como assistir
Pequeno karateca brasileiro de 8 anos é o 3º melhor do mundo, em Malta
Tony Bellotto pede palmas para médico que o operou do câncer, durante show do Titãs em SP
Brasil vence Croácia por 3×1 com dois atacantes do DF brilhando; Endrick na Copa do Mundo?
Coelhinho resgatado aprende a jogar Jenga e vira campeão; vídeo
Tratamento contra câncer de mama que não cai cabelo já está disponível no SUS
Homem que vive na rua escreve bilhete pedindo ajuda para tratar cachorrinho doente… e consegue
Mulher “adota” idosa viúva que mudou de cidade sozinha: “anjos existem”
“Deus salvou a gente”, diz motorista de carro atingido por árvore durante tempestade
Menino de 8 anos comemora vitória contra o câncer dançando e dando pirueta; video