Primeiro brasileiro campeão da NBA é catarinense

Foto: reprodução/NBA
Enquanto a Copa do Mundo ofusca o noticiário, o brasileiro Tiago Splitter, se torna o primeiro brasileiro campeão da NBA, nos EUA.
O catarinense de Blumenau (SC), pivô do San Antonio Spurs, conquistou o título neste domingo, dia 15, aos 26 anos de idade.
Depois de quatro anos defendendo a franquia do Texas e de participar de duas finais, Splitter agora tem um anel de campeão no dedo.
Foi vestindo a camisa 22 do texano Spurs que o brasileiro gigante, de 2,11m, ajudou a franquia a conquistar seu quinto título na História.
San Antonio fechou em 4 a 1 a série melhor-de-sete das Finais 2014, parando Miami e saboreando a esperada vingança após a traumática derrota de 2013.
Historia
O título coroa uma caminhada.
Lá se vão quase 15 anos desde que Splitter deixou o Brasil.
Talento precoce, o catarinense deixou o país aos 15 anos, rumo à Espanha, onde começaria a escrever sua história no basquete.
Depois de passar por Blumenau (SC) e Joinville (SC), ainda um pré-adolescente, o galego chegava a Bilbao, no País Basco.
Depois foi para Vitória, cidade com nome sugestivo.
NBA
O ‘chamado’ para a NBA, principal liga do mundo, veio no Draft de 2007, como a 28ª escolha, mas somente em 2010 o galego arrumou as malas rumo à América.
Tiago não poderia ter ‘caído’ numa equipe melhor.
Querido pela torcida e tendo a confiança de Gregg Popovich, o brasileiro foi se transformando numa peça importante no esquema da equipe.
Certa vez, perguntado pelos jornalistas sobre sua função no time, o brasileiro disse que ‘alguns caras sabem tocar o piano. Outros carregam o piano. E eu sou um desses que carregam’. Humildade que é uma de suas características.
Ídolo
Uma das referências da Seleção Brasileira, que disputará o Campeonato Mundial 2014 (entre 30 de agosto e 14 de setembro, na Espanha), o pivô vê o seu nome agora escrito com letras douradas, na maior liga e mais importante liga de basquete do mundo.
Com informações do NBA Brasil

MEC dará aulas de inglês gratuitas online; veja como conseguir
Artemis II mostra como é o “lado oculto da Lua”; astronautas viram eclipse “surreal”
Cachorrinha que defendeu Jesus na Paixão de Cristo volta para casa; se perdeu na enchente no RS
“Emergência Radioativa” é a 4º série mais vista da Netflix global; césio-137 em Goiânia
Teatro Fernanda Montenegro é o novo nome do Teatro Copacabana Palace: homenagem em vida!
Artemis II é lançada com sucesso e dá para acompanhar a missão à Lua em tempo real; veja
Coelhinho resgatado aprende a jogar Jenga e vira campeão; vídeo
Tratamento contra câncer de mama que não cai cabelo já está disponível no SUS
Homem que vive na rua escreve bilhete pedindo ajuda para tratar cachorrinho doente… e consegue
Mulher “adota” idosa viúva que mudou de cidade sozinha: “anjos existem”
“Deus salvou a gente”, diz motorista de carro atingido por árvore durante tempestade
Menino de 8 anos comemora vitória contra o câncer dançando e dando pirueta; video