Celular avisa turista quando passa por monumentos

Fotos: BeekMe
Geralmente é difícil para o turista saber sozinho onde ficam os pontos turísticos de uma cidade, a história de seus monumentos e como chegar a todos eles.
Mas quem chega em Brasília nessa Copa do Mundo pode contar com um aplicativo que ensina tudo isso. Aliás, ensina não, ele avisa!
À medida que você anda nas ruas – à pé ou de carro – o celular, ou o tablet, recebe avisos dizendo que você está passando pela Catedral, pelo Congresso, STF, Palácio do Planalto…
O aviso traz fotos em 360º e um breve histórico, uma explicação do local, para o turista compreender melhor e decidir se quer entrar ou não para conhecer.
O aplicativo BeekMe também dá informações sobre serviços básicos que funcionam em Brasília como transporte local, transporte aéreo, agências de viagens , telefones de serviços de emergências e mapas.
Tradução
A ferramenta traduz os textos em inglês e espanhol, e permite que o turista pesquise frases úteis, com o áudio da pronúncia correta.
São pequenas dicas de português que podem facilitar a vida do turista, como: “Pode me mostrar onde é isso no mapa?”, ou “Vou ao aeroporto”, “Que horas começa o jogo?”.
Os avisos
A ferramenta chamada BeekMe é uma versão moderna dos áudioguias, o diferencial de Brasília é que a cidade é a primeira a usar a tecnologia Ibeacons para esse objetivo.
Essa outra ferramenta funciona por pontos e sistemas de microlocalização que enviam mensagens de celular cada vez que o usuário se aproxima de um monumento importante na cidade.
Caso o interessado decida entrar no ponto turístico, os Ibeacons instalados dentro dos pontos turísticos, começam a informar ao visitante os detalhes das obras de arte e o acervo cultural disponível: basta o telefone se aproximar da obra.
Ao todo, Brasília possui 84 pontos mapeados e mais de 250 Ibeacons instalados dentro de museus, igrejas, prédios governamentais e outros atrativos que a cidade oferece.
Como acessar
Para acessar o sistema, é preciso apenas baixar o aplicativo, que é gratuito, ter internet e ligar Bluetooth do aparelho.
O App está disponível nas lojas da AppStore e Google Play.
Desde o lançamento do aplicativo, já foram realizados 3,8 mil downloads: 3,5 mil originários do Brasil e 300 do exterior.
A novidade já é usada nos Estados Unidos, Itália, Irlanda e Inglaterra.
Com informações do GDF