Óculos fazem cegos enxergar: vendas

Foto: divulgação
Óculos inteligentes, que podem mudar a vida de pessoas cegas e com visão parcial deverão estar nas lojas em 2016.
A tecnologia revolucionária – mostrada no mês passado no SóNotíciaBoa – permite que aqueles que sofrem de perda de visão possam enxergar obstáculos e rostos, com imagens semelhantes ao visor de alta tecnologia fictício usado por Geordi La Forge , na série Star Trek.
Os óculos inteligentes têm uma câmara de vídeo montada na armação dos óculos; uma unidade de processamento de computador que cabe num bolso e o software que fornece imagens de objetos próximo ao local para para se enxergar por meio dos óculos.
O projeto da Universidade de Oxford e do Instituto Nacional Real de Cegos (RNIB) ganhou uma bolsa de R$ 500.000 em uma competição de caridade Google.
Grande teste
O dinheiro permitirá à RNIB e à Universidade de Oxford criar 100 pares de óculos inteligentes e testá-los com 1.000 pessoas.
Este será o primeiro teste em grande escala de óculos inteligentes e realidade aumentada e é o primeiro passo no sentido de obter os óculos disponibilizados para todos que precisam deles – por cerca de mil reais.
Há 300 mil pessoas registradas como cegas no Reino Unido, que ainda têm alguma visão, e estima-se que os novos óculos poderiam ajudar a metade deles.
O protótipo já permitiu aos usuários identificar rostos e obstáculos de forma mais clara do que temos visto há anos.
Quem testou
Iain Cairns, um copywriter de agência de marketing em Londres, experimentou os óculos inteligentes no Mercado Coberto de Oxford.
O homem de 43 anos foi diagnosticado com a doença ocular hereditária choroideremia aos 12 anos de idade.
Quando usou os óculos inteligente Iain reagiu: “Eu posso ver seu rosto. É como o Senhor dos Anéis, quando ele coloca o anel no e vê as coisas de uma maneira nova. “Essa toalha de mesa é encantadora”, comentou.
Veja como eles funcionam: (vídeo em inglês)
Para saber mais sobre os óculos, clique aqui.
Com informações do DailyMail

Veja como tirar documentos digitais pelo celular, sem enfrentar filas, no Gov.br
Novidade no WhatsApp para evitar golpes: nome do usuário em vez do número do telefone
Rússia contrata brasileiro que trabalhou em padaria para comprar 1º computador
Menina salva vida da mãe com mensagem na rede social
Meta lança óculos de grau com IA em parceira com a Ray-ban; novas funcionalidades
Veja como fazer pagamentos com a palma da mão, sem cartão; vídeo
Coelhinho resgatado aprende a jogar Jenga e vira campeão; vídeo
Tratamento contra câncer de mama que não cai cabelo já está disponível no SUS
Homem que vive na rua escreve bilhete pedindo ajuda para tratar cachorrinho doente… e consegue
Mulher “adota” idosa viúva que mudou de cidade sozinha: “anjos existem”
“Deus salvou a gente”, diz motorista de carro atingido por árvore durante tempestade
Menino de 8 anos comemora vitória contra o câncer dançando e dando pirueta; video