Óculos fazem cegos enxergar: vendas

Foto: divulgação
Óculos inteligentes, que podem mudar a vida de pessoas cegas e com visão parcial deverão estar nas lojas em 2016.
A tecnologia revolucionária – mostrada no mês passado no SóNotíciaBoa – permite que aqueles que sofrem de perda de visão possam enxergar obstáculos e rostos, com imagens semelhantes ao visor de alta tecnologia fictício usado por Geordi La Forge , na série Star Trek.
Os óculos inteligentes têm uma câmara de vídeo montada na armação dos óculos; uma unidade de processamento de computador que cabe num bolso e o software que fornece imagens de objetos próximo ao local para para se enxergar por meio dos óculos.
O projeto da Universidade de Oxford e do Instituto Nacional Real de Cegos (RNIB) ganhou uma bolsa de R$ 500.000 em uma competição de caridade Google.
Grande teste
O dinheiro permitirá à RNIB e à Universidade de Oxford criar 100 pares de óculos inteligentes e testá-los com 1.000 pessoas.
Este será o primeiro teste em grande escala de óculos inteligentes e realidade aumentada e é o primeiro passo no sentido de obter os óculos disponibilizados para todos que precisam deles – por cerca de mil reais.
Há 300 mil pessoas registradas como cegas no Reino Unido, que ainda têm alguma visão, e estima-se que os novos óculos poderiam ajudar a metade deles.
O protótipo já permitiu aos usuários identificar rostos e obstáculos de forma mais clara do que temos visto há anos.
Quem testou
Iain Cairns, um copywriter de agência de marketing em Londres, experimentou os óculos inteligentes no Mercado Coberto de Oxford.
O homem de 43 anos foi diagnosticado com a doença ocular hereditária choroideremia aos 12 anos de idade.
Quando usou os óculos inteligente Iain reagiu: “Eu posso ver seu rosto. É como o Senhor dos Anéis, quando ele coloca o anel no e vê as coisas de uma maneira nova. “Essa toalha de mesa é encantadora”, comentou.
Veja como eles funcionam: (vídeo em inglês)
Para saber mais sobre os óculos, clique aqui.
Com informações do DailyMail