Dormir em ambiente frio emagrece

Foto: reprodução
A temperatura mais baixa pode acelerar o seu metabolismo e assim… fazer emagrecer!
Foi o que descobriram pesquisadores do Garvan Institute of Medical Research, de Sydney, na Austrália.
Segundo os estudos, as temperaturas frias podem estimular o crescimento de gordura marrom, um tipo especial de gordura que queima energia — o que pode melhorar sua saúde metabólica e proteger contra obesidade e diabetes.
“O grande mistério até agora era saber se poderíamos manipular o crescimento e o encolhimento da gordura marrom em um ser humano”, diz Paul Lee, endocrinologista do Garvan Institute of Medical Research.
E o estudo sugere que isso é possível.
A pesquisa
No estudo de quatro meses, cinco homens saudáveis foram instruídos a viver suas vidas normalmente durante o dia e a dormir em um laboratório de clima controlado, em Bethesda, Maryland.
No primeiro mês, foi mantida a temperatura de 24 graus, uma temperatura termo-neutra que não exige que o corpo “trabalhe” para gerar ou perder calor.
No segundo mês a temperatura foi reduzida para 19 graus, trazida de volta a 24 graus no terceiro, e depois aumentada ainda mais, para 27 graus, no último mês.
Resultados
No final de cada mês, os pesquisadores mediram a gordura marrom dos homens e avaliaram as alterações metabólicas.
O que os pesquisadores descobriram?
“No mês frio, a gordura marrom aumentou entre 30% e 40%”, disse Lee em um comunicado.
“No segundo mês termo-neutro, 24 graus, a gordura marrom caiu, retornando à linha de base. Quando elevamos a temperatura a 27 graus, durante o quarto mês, o volume de gordura marrom ficou abaixo da linha de base”.
“Eram todos homens jovens e saudáveis, mas só por dormir em um quarto mais frio eles ganharam vantagens metabólicas”, disse ao New York Times o co-autor Francesco S. Celi, presidente da divisão de endocrinologia e metabolismo da Commonwealth University, em Richmond, Virgínia.
O novo estudo foi publicado online na revista Diabetes em 22 de junho de 2014.
Com informações do HuffingtonPost

Butantan amplia para 10 cidades a aplicação da vacina contra chikungunya
Polilaminina será distribuída pelo SUS, após aprovação da Anvisa, diz dra. Tatiana Sampaio
Repórter cadeirante entrevista Dra. Tatiana Sampaio sobre a polilaminina e abraço emociona; vídeo
Dra. Tatiana da Polilaminina estará no Roda Viva, na estreia de Ernesto Paglia, nesta segunda-feira
Paraplégico fica de pé pela primeira vez 1 mês após injeção da polilaminina; vídeo
Vacina contra dependência de crack e cocaína: Brasil vai começar testes em humanos
Bombeira se aposenta, ganha homenagem e se emociona: “hora de cuidar de mim”; vídeo
Começa Feirão Limpa Nome; veja onde negociar dívidas com 99% de desconto
20 anos sem Gisberta, a brasileira que virou música e obrigou Portugal a combater a transfobia
Criança interrompe missa com gatinho e pede para o padre abençoar o felino; vídeo
Autista, filha de doméstica e pai analfabeto, é aprovada em Medicina: “quebra de ciclo histórico”
Desconhecidos recolhem refrigerantes derramados na pista, devolvem ao motorista e vídeo bate 7 milhões