Pipoca: boa para coração, cérebro e pele

Foto: reprodução
A pipoca, além de gostosa, faz mais bem à saúde do que se pensa.
Ela pode ter o mesmo nível, ou até mais, de antioxidantes – encontrados em algumas frutas e vegetais, como maçã e pera.
É o que mostra uma pesquisa recente da American Chemical Society.
Segundo cientistas da University of Scranton, nos Estados Unidos, a quantidade de polifenois – um tipo de antioxidante encontrado em cerca de 20 gramas de pipoca – representa, em média, 13% do consumo diário recomendado dessa substância.
Essa alta concentração existe porque, diferentemente de frutas e verduras, a pipoca tem apenas 4% de água em sua composição, diluindo pouco os antioxidantes.
Saúde
Por isso, é apontada como uma aliada na prevenção de doenças cardiovasculares, neurológicas, envelhecimento precoce e até do câncer.
Pesquisas anteriores mostraram que o milho estourado possui grande quantidade de fibras, o que contribui para a saciedade e bom funcionamento do intestino.
Contém ainda ácido fólio, bom para problemas cardiovasculares e para tratar anemias.
Tem ainda magnésio e as vitaminas B1 e B2.
Além disso, ela é 100% integral e não é processada – ao contrário de muitos alimentos ditos integrais atualmente.
Lanche perfeito
O responsável pela pesquisa Joe Vinson chega a afirmar que ela é o “lanche perfeito”.
Mas isso não significa que a pipoca pode substituir outros itens na dieta, porque, apesar de possuir vários nutrientes, ela não consegue suprir todos os outros existentes nos vegetais.
Cuidados
No entanto, é bom tomar cuidado com o excesso de gordura e sal usado no preparo da pipoca, principalmente na de microondas, porque contém calorias e sódio.
Informações Planeta Sustentável.

Repórter cadeirante entrevista Dra. Tatiana Sampaio sobre a polilaminina e abraço emociona; vídeo
Dra. Tatiana da Polilaminina estará no Roda Viva, na estreia de Ernesto Paglia, nesta segunda-feira
Paraplégico fica de pé pela primeira vez 1 mês após injeção da polilaminina; vídeo
Vacina contra dependência de crack e cocaína: Brasil vai começar testes em humanos
União deverá bancar 80% dos remédios contra câncer no SUS, determina o STF
Pesquisadores brasileiros desenvolvem moléculas que matam câncer cerebral
Bombeira se aposenta, ganha homenagem e se emociona: “hora de cuidar de mim”; vídeo
Começa Feirão Limpa Nome; veja onde negociar dívidas com 99% de desconto
20 anos sem Gisberta, a brasileira que virou música e obrigou Portugal a combater a transfobia
Criança interrompe missa com gatinho e pede para o padre abençoar o felino; vídeo
Autista, filha de doméstica e pai analfabeto, é aprovada em Medicina: “quebra de ciclo histórico”
Desconhecidos recolhem refrigerantes derramados na pista, devolvem ao motorista e vídeo bate 7 milhões