Cidade baixa colesterol do povo com desafio

Foto: Divulgação
Por Andréa Fassina
Um desafio para estimular a população de uma cidade a reduzir o colesterol surpreendeu: fez com que mais de 90 % dos participantes baixassem seus índices.
O projeto inspirador – de uma campanha de marketing vitoriosa – foi da margarina Becel, que criou a campanha “uma cidade, um desafio”.
O desafio foi em Santo Antônio do Pinhal, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo.
A proposta era incentivar a população a fazer reeducação alimentar, exercícios físicos e consumir 20 gramas de Becel Pro-Activ por dia.
Mais de 1200 pessoas da cidade, que tem 7.000 habitantes, realizaram exames gratuitamente em agosto: fizeram medição de colesterol, glicose, pressão arterial, circunferência abdominal e IMC, Índice de Massa Corpórea.
Os pesquisados apresentaram níveis de colesterol acima do ideal e foram convidados a participar do programa de 3 semanas.
Ao final, os que aceitaram o desafio fizeram novas medições e veio a surpresa: 92,1% reduziram o colesterol.
A média de redução entre eles foi de 19,5% do colesterol total e 24,8% do LDL-Colesterol (ruim).
No total, foram perdidos quase 100 kg na cidade e quase 3 metros de circunferência abdominal, a famosa barriguinha.

A mudança de hábitos foi aprovada pela população.
A aposentada Maria Luisa Santos, de 55 anos, começou com colesterol em 201 e LDL em 114. Concluiu com 187 e 105.
“‘Uma cidade, um desafio’ foi algo espetacular que aconteceu na minha vida, foi uma mudança em tudo. Tenho mais atitude, disposição, alegria e qualidade de vida melhor. Agora darei continuidade a tudo o que aprendi porque para mim mais o mais importante é ter boa saúde”, comemora.
A Unilever, detentora da marca Becel, deixou como principal legado não só o aprendizado e hábitos saudáveis adquiridos pelos moradores, mas doou novos equipamentos para a academia ao ar livre da cidade.
O projeto
O Brasil não foi o primeiro que experimentou o desafio.
O projeto já aconteceu na Alemanha, África do Sul, Austrália, Espanha, Grécia e Inglaterra, atingindo 600 mil pessoas.
Para conhecer mais sobre o “Uma cidade, um desafio”, entre no site www.becel.com.br/desafio-proactiv.
Da redação do SóNotíciaBoa