Só Notícia Boa
Comercial

Mulher toca violino durante cirurgia cerebral

Rinaldo de Oliveira
16 / 09 / 2014 às 00 : 00
|
|


Foto: reprodução/Youtube

Pela primeira vez uma mulher foi operada do cérebro enquanto tocava violino no centro cirúrgico.  
Ela tocou Mozart durante a cirurgia delicada e tocou a pedido dos médicos. (vídeo abaixo)

Naomi Elishuv era violinista profissional na Orquestra Sinfônica da Lituânia, na Orquestra de Câmara de Israel e no Conservatório de Música de Givatayim, em Tel Aviv.

Mas nos últimos 20 anos ela começou a ter tremedeiras nas mãos e teve que parar de tocar.

“Meu grande amor foi tocar violino, mas, infelizmente, tive que me contentar com o ensino. Meu tremor me impediu de tocar profissionalmente, e isso foi muito difícil para uma mulher como eu, que estava acostumada a tocar  durante toda a sua vida “, explicou Elishuv antes de entrar em sala de cirurgia do Tel Aviv Sourasky Medical Center (Ichilov).
 
Durante a cirurgia, na semana passada, Naomi Elishuv concedeu à equipe cirúrgica uma performance privada enquanto se submetia a estimulação cerebral profunda (DBS), procedimento para reprimir o sintomas de tremor severo.
 
Motivo
O Professor Yitzhak Fried, diretor de Neurocirurgia Funcional, que operou Elishuv, explicou o procedimento:

Comercial

“Implantamos e posicionamos um marca-passo cerebral com eletrodos na área do distúrbio do cérebro, que emite pulsos para suprimir o tremor que estava perturbando Elishuv. A operação foi realizada sob anestesia local. A fim de colocar o eletrodo no local ideal, queríamos sua participação ativa em tempo real, por isso pedimos a Elishuv para tocar violino durante a cirurgia. Durante o procedimento, ela não sentiu dor, porque essas áreas do cérebro não sente dor. “

Depois da cirurgia delicada, o Dr. Fried comentou com entusiasmo que ele “realizou a estimulação elétrica no centro da área perturbada e pediu Elishuv para relatar quaisquer efeitos colaterais causados pela estimulação.

E, de fato, quando ativamos a estimulação no local exato, descobrimos que o tremor desapareceu e Elishuv continuou a tocar Mozart, com grande emoção, mas sem os efeitos colaterais, ou tremores “.

Para quem não acredita, foi gravado um vídeo para comprovar que
Naomi Elishuv tocou durante a cirurgia.

Perguntada sobre como ela estava se sentindo, e ela respondeu: “Eu tenho o controle [das mãos].”
“Excelente, excelente”, responde o médico.
 
“Eu não poderia continuar por mais tempo no meu estado tremor. Eu não posso esperar para voltar à vida normal “, disse Elishuv animadamente.

“Eu quero tocar, assinar o meu nome e beber chá sem derramar, e só lamento que eu só descobri agora esta cirurgia.”

Assista:

Com informações do UnitedWithIsrael e Metro
Matéria sugerida por Karen Gekker

Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial