Novo piso da Torre Eiffel: caminhar nos ares

Fotos: AP
A Torre Eiffel, acaba de ganhar um piso de vidro transparente em seu primeiro andar, que dá a sensação de “caminhar sobre os ares”, a 57 metros de altura.
O novo piso de vidro do monumento mais famoso e visitado da França, foi inaugurado esta semana pela prefeita de Paris, Anne Hidalgo.
“O primeiro andar da torre propõe agora uma experiência sensorial e lúdica”, disse Hidalgo.
A novidade permite ter uma vista inusitada: a do solo da torre, coberto de “pequenos pontos”, que são as pessoas circulando pelo térreo.
Antes, os visitantes fotografavam “apenas” a excepcional vista da cidade. Agora, o chão da torre também atrai os cliques das máquinas fotográficas, como constatou a reportagem da BBC Brasil.
Mas não é toda a superfície do andar – de 5,4 mil metros quadrados – que possui chão de vidro.
Há faixas transparentes, com largura máxima de 1,85 metro, espalhadas por alguns pontos do local. Em outras áreas, o piso continua opaco.
Andar nos ares
Mesmo assim, para muitos visitantes, a novidade causou sensação de estar ‘andando pelos ares’ durante a inauguração.
Enquanto algumas pessoas tinham receio de caminhar pelo piso de vidro, outras pulavam, como se testassem a resistência do material. Uma mãe chegou a impedir que uma criancinha andasse sobre o chão transparente.
As antigas grades de proteção na parte central da torre também foram substituídas por paredes de vidro inclinadas.
Outra novidade é que todo o primeiro andar da torre passou a ser acessível para cadeirantes.
Os dois pavilhões no primeiro andar – onde funcionam um restaurante, uma loja, um espaço onde é projetado um filme sobre o monumento, além de salas para conferências e recepções de empresas – também foram renovados.
O novo piso de vidro foi inaugurado alguns meses depois da “dama de ferro”, como é chamada, ter completado 125 anos, em março passado.

Investimento
As obras duraram cerca de dois anos e meio (o andar continuou aberto ao público durante todo esse período) e custaram € 30 milhões (cerca de R$ 90 milhões), financiados pela empresa pública municipal que administra a Torre Eiffel.
No ano passado, a Torre Eiffel recebeu quase 6,8 milhões de visitantes, sendo 85% estrangeiros. É o monumento pago mais visitado da França.
Os brasileiros estão entre as dez nacionalidades que mais visitam a Torre Eiffel, com 4,7% do total.
Com informações da BBC