Aceitar diferenças: a arte de saber viver

Foto: Mike Pennington/WikiMediaCommons
Por Luisa Borges
O que seria do AZUL, se todos gostassem do AMARELO, dizia um antigo comercial de tintas.
Essa frase vale para tudo na vida; para lembrar que nem todos são iguais, ou fazem as mesmas escolhas.
E isso deve ser respeitado. Faz parte da arte de saber viver.
Aliás, aprender a viver, é um dos maiores desafios da Humanidade.
Seja na família, na escola, no trabalho, ou no ambiente social, temos que aprender a conviver e a respeitar as diferenças e os diferentes.
A vida é assim, cada um é diferente do outro e tem sua maneira de entender, enfrentar e realizar a vida.
Afinal, são as diferenças que movem o mundo e impulsionam o progresso.
Imagine se todos tivéssem os mesmos gostos, as mesmas as mesmas opiniões, que chatice seria…
O que não devemos deixar é que as escolhas dos outros, sua maneira de pensar, ou seu estilo de vida, nos afetem ou incomodem a ponto de criar discórdia, ofensas e mágoas.
Isso me faz lembrar a fábula do porco-espinho, do filósofo alemão, Arthur Schopenhauer (1788-1860):
“Durante a era glacial, muitos animais morriam por causa do frio. Os porcos-espinhos, percebendo a situação, resolveram se juntar em grupos, assim se agasalhavam e se protegiam mutuamente, mas os espinhos de cada um feriam os companheiros mais próximos, justamente os que ofereciam mais calor. Por isso decidiram se afastar uns dos outros e começaram de novo a morrer congelados. Então, precisaram fazer uma escolha: ou desapareciam da Terra ou aceitavam os espinhos dos companheiros. Com sabedoria, decidiram voltar a ficar juntos e aprenderam a conviver com as pequenas feridas, que a relação com o mais próximo podia causar, já que o mais importante era o calor do outro. E assim sobreviveram”.
Moral da história: “O melhor relacionamento não é aquele que une pessoas perfeitas ou iguais, mas aquele onde cada um aprende a conviver com os defeitos do outro e admirar suas qualidades.
”É hora de parar para pensar e ver o que realmente vale a pena….

Forró é declarado patrimônio imaterial pelo Iphan
Cão que salvou menino em estado grave concorre a prêmio
Pai dá curso de penteados para ficar mais com a filha e atrai outros pais
Voo atrasou? Aeroporto tem cabines com cama para tirar uma soneca
Novo medicamento bloqueia esclerose múltipla durante 48 semanas
Vídeo mostra amor improvável entre filhotes de cão e gato. Assista!
Pai faz parto da própria filha em casa no DF; não deu tempo
Adolescente encontra US$ 3 mil, devolve e ganha US$ 10 mil de recompensa
Vizinha ouve gritos e salva menina que estava sendo abusada em casa no PR
Divulgada a primeira mochila voadora chinesa, atinge 100 km/hora; assista
Pitbull protege menino de 2 anos que saiu de casa e passou madrugada na rua
Desconhecidos e policiais levantam carro capotado e resgatam bebê preso; vídeo