Gênio cego de 3 anos toca Wagner e Mozart

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para Gênio cego de 3 anos toca Wagner e Mozart

Foto: Reprodução YouTube
Ele é cego, tem 3 anos, nunca estudou música e interpreta clássicos de Wagner e Tchaikovsky.
Branko Dvorecky, de Bratislava, na Eslováquia, começou a tocar de ouvido a trilha de “Duke Tales”, da Turma do Tio Patinhas, de Walt Disney.
Um ano depois, Branko, aprendeu alguns temas de música pop e até dos clássicos incluindo “Tristão e Isolda”, de Wagner; e “O Lago dos Cisnes”, de Tchaikovsky.
“O Branko é um presente dos céus”, disse a mãe Elena, de 35 anos.
“Quando soube que ele era cego fiquei triste e um pouco zangada. Mas agora penso que é um verdadeiro tesouro”, afirmou.

“Quando ainda era bebé, adorava os brinquedos musicais e tentava tocar no nosso sintetizador. Depois começou a ouvir música clássica e gostou tanto que aprendeu as notas. Ele só consegue dizer algumas palavras, mas já sabe tocar Bach!”

Já o pai, Martin, diz que “o mais espantoso é que ele nunca teve aulas. Simplesmente começou a tocar e agora parece saber onde estão as teclas certas.”

“Ainda falha em algumas notas, mas já toca melhor do que eu, que estou aprendendo há 10 anos”, acrescentou.

Ladislav Chylek, de 33 anos, que mora próximo à residência do menino, diz:
“Quando ouvi pela primeira vez a música da janela, pensei que o Martin tinha finalmente aprendido a tocar. Mas depois descobri que era o pequeno Branko fiquei em choque. Ele é um verdadeiro prodígio musical, um pequeno Mozart”, comentou Chylek.

Uma professora de música local, Kristyna Kolarova, apontou que é “muito raro encontrar um talento assim em alguém tão novo e que também é cego.”


Com informações do Diário Digital