Obra perdida é achada no filme Stuart Little

Foto: Reprodução
Uma pintura de vanguarda perdida há 90 anos foi reconhecida por um historiador de arte no filme O Pequeno Stuart Little.
Gergely Barki, 43, um pesquisador da National Gallery da Hungria, notou “a senhora dormindo com vaso preto” do século 20, de Robert Berény, enquanto assistia TV com sua filha Lola, em 2009.
A pintura que foi para leilão a um preço inicial de 110.000 euros, mais de 330 mil reais, tinha sido comprada pelo cenógrafo do filme numa loja de antiguidades na Califórnia.
A obra-prima desapareceu na década de 1920, mas apareceu diante dos olhos de Barki, pendurado na parede em Stuart Little, um filme infantil, de 1999, estrelado por Michael J Fox, Geena Davies e Hugh Laurie.
Barki reconheceu imediatamente, embora ele só tinha visto uma foto em preto-e-branco desbotada, em uma exposição de 1928 na Galeria Nacional.
“Eu não podia acreditar nos meus olhos quando vi a obra há muito perdida de Berény na parede atrás de Hugh Laurie. Um pesquisador nunca pode tirar os olhos do trabalho, mesmo quando assistir a filmes de Natal em casa”, disse Barki.

Barki mandou milhares de e-mail aos funcionários da Sony Pictures e Columbia Pictures e finalmente recebeu uma resposta dois anos mais tarde, a partir de um dos cenógrafos do filme.
Depois de deixar a Sony, o cenógrafo havia vendido a pintura a um colecionador privado, que levou a imagem de Budapeste para o leilão.
A obra
Robert Berény, fugiu para Berlim, em 1920, depois de desenhar os cartazes do recrutamento para a revolução comunista de curta duração da Hungria, em 1919.
Na capital alemã, ele teve um romance com a atriz Marlene Dietrich, e depois voltou para a Hungria, onde morreu em 1953.
A pintura de Berény será leiloada em 13 de dezembro.
Com informações do Daily Mail.
Matéria sugerida por Karen Gekker