Só Notícia Boa
Comercial

Nova Arca de Noé: DNA de todas as espécies

Rinaldo de Oliveira
05 / 01 / 2015 às 00 : 00
Comercial


Foto: reprodução/Filme Noé/Youtube

Em vez de uma imensa arca com todos os casais de animais para dentro dela, o mundo terá agora o primeiro banco mundial com o material genético de todas as espécies, vivas e extintas da terra. Ele será criado na Rússia.
A Universidade Estatal de Moscovo (MSU), acaba de receber 161 milhões de euros – mais de 360 milhões de reais – para a maior bolsa de pesquisas da história. 

Será uma verdadeira “Arca de Noé”, como diz o reitor da MSU, Viktor Sadivnichy.


“[O projeto] vai envolver a criação de um depósito – um banco de dados – que armazenará o DNA de todas as criaturas vivas da Terra, não apenas as que ainda existem, mas as que estão desaparecendo e as que já se extinguiram”, revela Sadivnichy.

“[A ‘arca’] vai permitir congelar e armazenar criogenicamente vários materiais celulares, que depois poderão reproduzir-se e irá também conter sistemas de informação, já que nem tudo tem de ser preservado numa placa de petri”, acrescenta o reitor da universidade. 

A unversidade vai recolher o DNA de todas as espécies e guardar o material genético em uma área de 430 quilômetros quadrados.

A “arca” deverá estar completa em 2018 e ficará em um dos ‘campus’ da universidade russa.

Para se tornar o maior banco de DNA do mundo, a “arca” terá de ultrapassar o recorde do Museu Nacional de História Natural dos EUA, que é, atualmente, o maior depósito de material biológico do planeta, com mais de 4,2 milhões de amostras genéticas.

Com informações do Boas Notícias

Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial