Recarregue o celular no ar: sem tomada, ou fio

Foto: Divulgação
Chega de procurar fios e tomadas para carregar seu celular.
Uma caixinha preta promete recarregar smartphones e outros dispositivos pelo ar.
Segundo a empresa Energous, sua tecnologia WattUp tem o poder de recarregar de forma wireless até 12 gadgets de uma só vez, a uma distância de até 5 metros do aparelho.
A invenção apresentada na CES 2015 funciona basicamente como um roteador que transmite energia via Bluetooth em uma frequência de 5,7 a 5,8 GHz.
Quanto mais aparelhos são alimentados pelo WattUp, menor é a quantidade de energia que chega até eles, e o mesmo vale para a distância – quanto mais longe da fonte emissora, mais fraco é o “sinal”.
Caso se atinja o máximo de uma dúzia a um raio de 1,5 metro, cada um recebe 0,25 watts.
Com quatro eletrônicos conectados, a situação já melhora bastante: a esta mesma distância, impressionantes 4 watts são roteados, e chegando ao limite de 4,5 metros do dispositivo, o número cai para 1 watt.
Para efeito de comparação, um carregador de iPhone fornece cerca de 5 watts.
A tecnologia pode não ser uma campeã em termos de agilidade , mas de qualquer forma este não é seu objetivo.
Tendo um produto destes em casa, a ideia geral é fazer com que seus gadgets nem cheguem a ficar com a bateria fraca.
O mais bacana é que o WattUp não fica emitindo energia de forma aleatória: é possível, por exemplo, configurá-lo para sempre deixar seu smartphone em 100%, mas só recarregar seu mouse sem fio quando a carga dele chegar aos 5%.
Outro recurso interessante é que se houver dois sistemas na casa, um no quarto e outro na sala, os eletrônicos sempre receberão a frequência do que estiver mais próximo.
A Energous afirma que lançará a tecnologia no mercado até o final de 2015, com o custo do transmissor estimado em US$ 300, cerca de 750 reais.
Com informaçẽos da Revista Galileu