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Carros seguros: morte zero em acidentes

Rinaldo de Oliveira
31 / 01 / 2015 às 00 : 00

Foto: divulgação
Saiu o ranking dos carros mais seguros, que tiveram morte zero de seus condutores em acidentes durante 4 anos nos EUA.
O levantamento é interessante porque foi feito pelo Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), organização sem fins lucrativos que é mantida por seguradoras americanas.
Pela primeira vez na história 9 modelos ostentam taxa zero de morte. 
Entre os veículos mais seguros, além de serem maioria os de luxo, o domínio dos utilitários esportivos, ou SUVs, foi surpreendente. (veja lista abaixo)

Os mais seguros
O instituto levantou os números de vítimas fatais por modelos entre 2009 e 2012.
Não apresentaram nenhuma morte de motoristas nos anos pesquisados:

  • Kia Sorento 2WD, 
  • Lexus RX 350, 
  • Mercedes-Benz Classe GL, 
  • Toyota Highlander Hybrid, 
  • Toyota Sequoia 
  • Volvo XC90 
  • Audi A4 4WD
  • Honda Odyssey
  • Subaru Legacy 4WD

Entre os 19 mais bem cotados, apenas 5 não são SUVs, conforme o estudo. 
Os outros 3 modelos com zero morte são os sedãs Audi A4 e Subaru Legacy, além da minivan Honda Odyssey. 

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Motivo
De acordo com o IIHS, há uma década os SUVs tinham as maiores taxas de risco porque tinham grandes chances de capotamento, mas a adoção do controle eletrônico de estabilidade cortou o índice de vítimas fatais em cerca de 75%.

Atualmente, a categoria de utilitários esportivos é a mais segura para os motoristas nos EUA. “Com algumas exceções, os índices de morte tendem a cair à medida em que o carro fica maior”, afirmou a entidade.

Melhorias
Segundo o IIHS, o aumento da segurança nos automóveis passa principalmente por legislações, que obrigam as montadoras a elevar o nível do seus produtos.

Por exemplo, a Suécia tem um plano de “morte zero” em vigor desde 1997.
No Brasil, airbags e freios ABS passaram a ser obrigatórios apenas em 2014.

Os consumidores ganham cada vez mais importância, desde que os testes de colisão começaram a ser divulgados. O instituto realiza o levantamento períodico por modelos desde 1989.

“O fim das mortes no trânsito ainda está algumas décadas distante, e chegar lá exigirá mudanças nas estradas e políticas públicas, além das melhorias nos automóveis”, afirmou em nota David Zuby, vice-presidente executivo da IIHS.

Piores
Os carros subcompactos e compactos são os que oferecem mais risco aos condutores. 
A maior taxa ficou com o Kia Rio, que não é comercializado no Brasil. O modelo registrou 149 vítimas fatais para cada 1 milhão de unidades registradas.

Em segundo lugar aparece o modelo 2011 do sedã Nissan Versa (130), cuja nova geração começa a ser feita no Brasil, seguido pelo Hyundai Accent (120).

Entre os 19 piores resultados, apenas 6 não são considerados compactos ou subcompactos, lembrando que a classificação americana é diferente.

Com informações do G1

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