Carros seguros: morte zero em acidentes

Foto: divulgação
Saiu o ranking dos carros mais seguros, que tiveram morte zero de seus condutores em acidentes durante 4 anos nos EUA.
O levantamento é interessante porque foi feito pelo Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), organização sem fins lucrativos que é mantida por seguradoras americanas.
Pela primeira vez na história 9 modelos ostentam taxa zero de morte.
Entre os veículos mais seguros, além de serem maioria os de luxo, o domínio dos utilitários esportivos, ou SUVs, foi surpreendente. (veja lista abaixo)
Os mais seguros
O instituto levantou os números de vítimas fatais por modelos entre 2009 e 2012.
Não apresentaram nenhuma morte de motoristas nos anos pesquisados:
- Kia Sorento 2WD,
- Lexus RX 350,
- Mercedes-Benz Classe GL,
- Toyota Highlander Hybrid,
- Toyota Sequoia
- Volvo XC90
- Audi A4 4WD
- Honda Odyssey
- Subaru Legacy 4WD
Entre os 19 mais bem cotados, apenas 5 não são SUVs, conforme o estudo.
Os outros 3 modelos com zero morte são os sedãs Audi A4 e Subaru Legacy, além da minivan Honda Odyssey.
Motivo
De acordo com o IIHS, há uma década os SUVs tinham as maiores taxas de risco porque tinham grandes chances de capotamento, mas a adoção do controle eletrônico de estabilidade cortou o índice de vítimas fatais em cerca de 75%.
Atualmente, a categoria de utilitários esportivos é a mais segura para os motoristas nos EUA. “Com algumas exceções, os índices de morte tendem a cair à medida em que o carro fica maior”, afirmou a entidade.
Melhorias
Segundo o IIHS, o aumento da segurança nos automóveis passa principalmente por legislações, que obrigam as montadoras a elevar o nível do seus produtos.
Por exemplo, a Suécia tem um plano de “morte zero” em vigor desde 1997.
No Brasil, airbags e freios ABS passaram a ser obrigatórios apenas em 2014.
Os consumidores ganham cada vez mais importância, desde que os testes de colisão começaram a ser divulgados. O instituto realiza o levantamento períodico por modelos desde 1989.
“O fim das mortes no trânsito ainda está algumas décadas distante, e chegar lá exigirá mudanças nas estradas e políticas públicas, além das melhorias nos automóveis”, afirmou em nota David Zuby, vice-presidente executivo da IIHS.
Piores
Os carros subcompactos e compactos são os que oferecem mais risco aos condutores.
A maior taxa ficou com o Kia Rio, que não é comercializado no Brasil. O modelo registrou 149 vítimas fatais para cada 1 milhão de unidades registradas.
Em segundo lugar aparece o modelo 2011 do sedã Nissan Versa (130), cuja nova geração começa a ser feita no Brasil, seguido pelo Hyundai Accent (120).
Entre os 19 piores resultados, apenas 6 não são considerados compactos ou subcompactos, lembrando que a classificação americana é diferente.
Com informações do G1