Papa Francisco poderá visitar Brasília

Foto: M Azur/Catholic News
O Papa Francisco virá ao Brasil em 2017 para a celebração dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no rio Paraíba, no interior de São Paulo.
As chances de vir também a Brasília são grandes.
Embora a visita à capital federal não esteja oficialmente confirmada, a Igreja de Brasília se prepara, nos bastidores, para receber o Papa.
A passagem pela Capital Federal integraria o roteiro da segunda visita do pontífice argentino ao Brasil, quatro anos depois de ele comandar a JMJ (Jornada Mundial da Juventude), que reuniu mais de três milhões de pessoas no Rio de Janeiro, em 2013.
“Seria inexplicável o Papa viajar pela segunda vez ao Brasil e não vir à capital. Ele também é chefe de Estado. É como o Obama visitar o Brasil duas vezes e não conhecer Brasília”, afirmou dom Marcony Vinícius Ferreira, bispo auxiliar da capital, ao Fato Online.
Ainda que não haja confirmação oficial por parte da Santa Sé, dom Marcony encara a passagem de Francisco por Brasília como algo muito provável.
“O Vaticano ainda não tem a programação fechada: faltam dois anos. Mas a possibilidade é muito real”, disse o bispo.
Ao discursar em Aparecida (SP), em 2013, o papa Francisco, como de costume, pediu oração aos fiéis e avisou: “Até 2017, porque eu vou voltar”.
Convites
A presidente Dilma Rousseff o convidou para conhecer Brasília ainda durante aquela visita, mas não havia espaço para mudanças de última hora na agenda do chefe da Igreja Católica.
O arcebispo de Brasília, dom Sérgio da Rocha, também já fez o convite para que Francisco visite a capital.
O pedido deve ser reforçado quando a nova diretoria da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) – agora presidida pelo arcebispo de Brasília – visitar o Papa. O encontro não tem data marcada, mas deve ocorrer ainda neste ano.
Memória
A última vez que um Papa esteve em Brasília foi em 1991, quando João Paulo II, proclamado santo no ano passado, foi recebido pelo então presidente Fernando Collor de Mello, após o tradicional beijo no chão na chegada ao aeroporto.
Antes, em 1980, João Paulo II também esteve em Brasília. O Brasil vivia o regime militar, liderado pelo presidente João Figueiredo.
Foram as duas únicas visitas de Papas à capital do Brasil, a maior nação católica do mundo.
Com informações do Fato Online

Veja como tirar documentos digitais pelo celular, sem enfrentar filas, no Gov.br
Caramelo que vivia nas ruas de Fortaleza é adotado e se muda para a Suíça
Dólar derrete após cessar fogo no Irã; menor nível desde maio de 2024
Tratamento contra câncer de mama que não cai cabelo já está disponível no SUS
Homem que vive na rua escreve bilhete pedindo ajuda para tratar cachorrinho doente… e consegue
“Deus salvou a gente”, diz motorista de carro atingido por árvore durante tempestade
Coelhinho resgatado aprende a jogar Jenga e vira campeão; vídeo
Mulher “adota” idosa viúva que mudou de cidade sozinha: “anjos existem”
Menino de 8 anos comemora vitória contra o câncer dançando e dando pirueta; video