#somostodosMaju: racismo não!

Foto: Reprodução Facebook
Por Andréa Fassina, da redação do SóNotíciaBoa
#somostodosMaju
A hashtag é muito mais que a força conjunta de amigos e colegas de profissão em favor da jornalista Maria Júlia Coutinho, que hoje apresenta a previsão do tempo no Jornal Nacional.
Depois de uma enxurrada de provocações racistas na págína do Facebook do Jornal Nacional, colegas de emissora, de outras emissoras, imprensa escrita e o público em geral fizeram uma verdadeira revolução de repúdio aos ataques preconceituosos.
E virada de tudo isso foi o mais impressionante. O que tinha intenção de derrubar a jovem jornalista, acabou por impulsioná-la. Tudo no Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial.
Não vamos repetir aqui as ofensas, porque seria reafirmá-las. Daremos sim a resposta consciente de Maju durante a edição desta sexta-feira no JN:
“Estava todo mundo preocupado. Muita gente imaginou que eu estaria chorando pelos corredores. Mas a verdade é o seguinte, gente. Eu já lido com essa questão do preconceito desde que eu me entendo por gente. Claro que eu fico muito indignada, triste com isso, mas eu não esmoreço, não perco o ânimo, que é o mais importante. Eu cresci em uma família muito consciente, de pais militantes, que sempre me orientaram. Eu sei dos meus direitos. Acho importante essas medidas legais serem tomadas, até para evitar novos ataques a mim e a outras pessoas. Isso é muito importante. E quero manifestar a felicidade que fiquei, porque é uma minoria que fez isso. Eu fiquei muito feliz com a manifestação de carinho, Recebi milhares de e-mails, de mensagens. Isso é o mais importante. A militância que faço é com o meu trabalho, sempre bem feito, com muito carinho, com muita dedicação, com muita competência, que é o mais importante. Os preconceituosos ladram, mas a caravana passa”, disse.
A jornalista, com seu jeito simples e solto – herdado da TV Cultura de São Paulo, onde deu seus primeiros passos no jornalismo – vem se destacando na Globo, no bate-papo descontraído todas as noites no noticiário com os apresentadores William Bonner e Renata Vasconcelos.
Graças ao jeito carismático, de verdade, da “Majú” – como é conhecida entre os amigos – ela foi conquistando seu espaço.
O SoNoticiaBoa, que é contra qualquer tipo de preconceito, apoia nessa luta e grita também: #somosTodosMaju.
Ah, o Ministério Público já pediu que os agressores sejam investigados. E todos esperamos que eles sejam punidos de forma exemplar.
Veja as manifestações favoráveis a Maju nas redes sociais:
#somosTodosMaju
#somosTodosMajuCoutinho

redação São Paulo TV Globo – Reprodução Facebook



.”

A equipe do Jornal Nacional também postou um vídeo com a equipe e os apresentadores William Bonner e Renata Vasconcelos:
Da redação do SóNotíciaBoa