Austrália, o Brasil que deu certo: 12 motivos

Fotos: BrazilAustralia.com
O Brasil e a Austrália têm em comum o clima e muitas belezas naturais.
Mas a Austrália – que a Inglaterra colonizou em 1788 para depositar os presos ingleses – é conhecida como o Brasil que deu certo.
“As coisas na Austrália funcionam”, dizem brasileiros que vão conhecer o país.
No mundo ela é conhecida como “The Lucky Country”(O país sortud).
Todos os anos milhões de pessoas de todo mundo fazem planos para imigrar para o país e viver lá para sempre.
Vamos aos 12 pontos positivos da Austrália:
1 – Não há abismo social
Existem muitos poucos pobres na Austrália e há empregos para quase todos. Existe pouca diferença salarial entre as profissões: o salário de um profissional de TI júnior, recém saído da faculdade geralmente não é diferente de que recebe um faxineiro, um garçom ou porteiro. Todas as profissões são valorizadas e muitas vezes um encanador, eletricista ou pedreiro registrados ganham mais do que um engenheiro ou um contador por exemplo. Assim, o pedreiro, o encanador, o banqueiro e o dentista vão aos mesmos lugares, comem nos mesmos restaurantes e muitas vezes moram no mesmo prédio.
2 – Pouca corrupção
A corrupção na Austrália não movimenta bilhões como no Brasil.
Geralmente é algum político que passou um ano comendo em um restaurante caro e colocando a conta no cartão de crédito do governo. No ano passado um político foi afastado na Austrália por que descobriram que ele aceitou uma garrafa de vinho de presente de um empresário.
3 – Maioria honesta
O país é seguro e agradável. Geralmente as pessoas desonestas, que são poucas, tentam se aproveitar mais de estrangeiros que não conhecem as leis e não sabem direito como buscar os seus direitos, mas tirando esta minoria, a maioria da população da Austrália é bastante honesta e justa.
4 – Saúde de qualidade para todos
Na Austrália, não importa se você ganha $10 ou $ 200,000 dólares, você usará o hospital público para emergências e atendimentos imediatos. Não existe atendimento de emergência em hospitais privados. Hospitais privados são apenas para atendimento marcado. Se um político e um garçom sofrerem um acidente no mesmo dia ambos serão levados para serem atendidos em um hospital público. Desta forma a qualidade dos hospitais é na maioria das vezes excepcional.
5 – Educação pública de qualidade a todos
Na Austrália a educação pública é boa e se a criança tiver rendimento acima do normal ela pode ser transferido para escolas especiais para os alunos com melhor desempenho. Na faculdade, o governo paga pelo valor do seu curso e você só precisa pagar quando estiver trabalhando e ganhando um salário acima de um certo limite.
6 – Você não se preocupa com segurança
Você saca dinheiro nos caixas eletrônicos a qualquer hora do dia e da noite, literalmente no meio da rua, sem se preocupar, você vai no trem trabalhando em um MacBook e ouvindo algo no iPhone sem ficar com medo de alguém lhe roubar ou sequestrar.

7 – Crianças ajudam em casa.
Como ter uma empregada pode custar cerca de 5 mil dólares, 15 mil reais, o jeito é todo mundo ajudar a mãe, inclusive as crianças, que aprendem desde cedo a ajudar nas atividades da casa. As crianças ajudam a lavar louça, passar aspirador, arrumar a casa… e nenhuma criança morreu por causa disso até hoje.
8 – Não há ambição por status
Os moradores não tem ambição por carro, coisas, marcas, etc. Cada um se veste como quer, dirige o que quer, vai onde quer, sem se preocupar com aparências, ou com que os outros vão achar. Todo mundo é tratado igual.
9 – Desenvolvimento e manutenção
Tudo que é construído recebe manutenção. As calçadas são limpas, organizadas. Não há buracos nas ruas, elas são limpas diariamente com máquinas. Eles cuidam não apenas da propriedade privada, mas da pública.
10 – O governo ajuda famílias
O governo Australiano ajuda quem necessita. Idosos, mães solteiras desempregadas, pessoas doentes ou com deficiência possuem apoio do governo para moradia, alimentação e gastos como remédios e atividades.
11 – Vive-se bem gastando pouco
Quem trabalha tem acesso a uma qualidade de vida considerada de rico no Brasil. Um Honda Fit (chama-se Jazz lá) é um carro popular e um Honda Jazz completo (ar, direção, vidros e travas elétricas, bluetooth e todos os equipamentos que você imaginar) custa $2,000 dólares de entrada + parcelas de $69,00 dólares por semana.
12 – Respeito ao próximo
O povo Australiano é muito educado e geralmente cada um respeita o seu próximo. O ciclista é respeitado no trânsito. A consequência disso? Muitas pessoas trocaram o carro, ou o transporte público, pela bicicleta para ir ao trabalho. E quando algo acontece as pessoas se ajudam para resolver logo o problema.
Quer saber mais? Leia a reportagem do BrazilAustralia.com