Só Notícia Boa
Comercial

Obras de arte palpáveis para cegos: museu especial

Rinaldo de Oliveira
11 / 08 / 2015 às 00 : 00
O tato é um dos principais sentidos para os cegos. Foto: Reprodução Internet
O tato é um dos principais sentidos para os cegos. Foto: Reprodução Internet
Comercial


Foto: Álvaro Garcia
Uma exposição de arte criada para cegos está chamando a atenção da Espanha.
Na mostra, que tem reproduções em relevo de 6 das mais importantes obras da coleção, os deficientes visuais podem tocar as obras. A exposição palpável está no Museo Del Prado, em Madrid.
Esculturas que Velázquez pintou em “A forja de Vulcan”, por exemplo, adquiriram volume de verdade.
Mona Lisa, de Leonardo da Vinci também.
A obra foi uma das que encantaram o espanhol José Pedro González, de 57 anos, que é cego desde os 14 anos.
Ele não conhecia a Mona Lisa e tocou a cópia três vezes. “Eu tinha lido muito sobre isso, e ele mostra que o ângulo da boca é ligeiramente para cima”, observa.
González fez o mesmo com a Forja de Vulcan, de Velazquez, O Cavaleiro da mão sobre o peito , El Greco… e ficou entusiasmado com as obras que tanto deseja sentir.

Como
A exposição Hoje Prado, criada por técnicos do Museo del Prado, foi inaugurada no começo do ano e teve prorrogação até 18 de outubro.

Ela tem um guia de áudio para cegos, ou deficientes visuais, que é elemento indispensável para mostrar onde cada peça começa e termina.

O guia, que inclui uma pequena descrição de áudio de 50 obras da exposição permanente, recomenda que o espectador estenda seus braços e percorra as diferentes complexidades da imagem. 

Assim, Gonzalez observa a diferença de tamanho entre os pequenos elementos dos fundos e os em tamanho natural das obras.
Veja detalhes aqui no site do Museo Del Prado.

Com informações do El Pais.
Matéria sugerida por Karen Gekker

Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial