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Tênis sustentável é feito de redes de pesca ilegais

Rinaldo de Oliveira
12 / 08 / 2015 às 00 : 00

Foto: Divulgação 
Um tênis sustentável, feito com redes de pesca ilegais, recolhidas da costa da África Ocidental pela ONG Sea Shepherd.
O produto é uma iniciativa voltada à conscientização, preservação e limpeza dos oceanos.
Ele foi criado em parceria entre a fabricante Adidas com o Parley for the Oceans.
O resultado foi apresentado durante a UNxParley, em Nova York, EUA.

Como
É um tênis conceitual criado a partir de lixo marinho.
O tênis veio da transformação de 70 km de redes ilegais de pesca no mar da costa africana.

Lixo Marinho
Segundo pesquisa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), o valor anual de danos causados por lixo marinho é de US$ 13 bilhões.

O dado leva em conta produtos plásticos que vão parar no mar e acabam deteriorando recifes de corais e agredindo animais.  “Todo pedaço de plástico que já foi criado ainda está por aí, e boa parte disso está flutuando nos oceanos.

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Uma pesquisa recente nos mostrou que, todos os dias, são jogados nos oceanos algo entre 5 e 12 milhões de toneladas de plástico.

E esse número só tende a aumentar se não fizermos nada para impedir”, conta Mary Grygiel, porta-voz da Parley for the Oceans, para o Caminhos Para o Futuro. 

Oportunidade 
“O plástico é uma falha do design; o único jeito de superar essa falha é transformá-la em uma oportunidade”, diz Mary.

A missão principal da Parley é salvar o maior número possível de animais e oceanos. A parceria com a Adidas é, então, crucial para o levantamento de fundos para dar suporte às pesquisas e criação de iniciativas que ajudem nesse objetivo.

A organização espera, além de criar roupas e acessórios incríveis, educar. “Primeiro queremos mostrar que é possível não usar plástico. E quando ele for realmente necessário, é possível reaproveitar algo que já existe, ao invés de criar mais plástico para o mundo”, diz Mary.

Lançamento
No início do próximo ano, a Adidas X Parley vai apresentar uma linha completa de produtos para o consumidor final.

“Nosso maior desafio foi desenhar esses produtos de um jeito que transmitam ao consumidor a história da poluição causada pelos plásticos.

Queremos transformar esse comprador em uma parte da solução e encorajá-lo a dar pequenos passos para lutar contra o problema e fazer a diferença na proteção e conservação dos oceanos”, conclui Mary.

Com informações da Revista Galileu

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