COP 30 vai ter caipirinha com frutas da Amazônia: coquetelaria sustentável

Sim, vai ter caipirinha com frutas da Amazônia para gringos e brasileiros na COP 30. Uma coquetelaria sustentável vai reunir receitas de caipirinha com tecnologia, inteligência artificial, inclusão social e digital, artes plásticas e futurismo.
O chef Vladimir Stein, renomado bartender paulista do Umbrella Gastronomia, resgatou para o evento suas receitas de coquetéis feitos com frutas da Amazônia, a convite da Innovati.
A ideia é chamar a atenção para a exploração sustentável dessas frutas exóticas, mas pouco conhecidas nos circuitos comerciais, como o cupuaçu, a graviola, o cajá, o bacuri, entre outras.
Locomotiva para assuntos relevantes
O tema das caipirinhas, desenvolvido em um dos trabalhos de pós-graduação de Stein na Universidade Anhembi Morumbi, será uma espécie de “locomotiva” para outros assuntos de relevância. “Há pelo menos mais duas questões importantes, porém invisíveis, em torno de um coquetel – uma é o uso responsável do álcool, não só para o consumidor, mas para quem vende esse produto em bares e restaurantes.
A segunda questão é a formação de mão-de-obra para o setor, que só no ano passado, gerou cerca de 200 mil empregos”, destaca o bartender.
“O ciclo de formação desses profissionais é um dos mais curtos do setor de serviços, geralmente voltado a jovens no primeiro emprego. Ensiná-los a manusear a bebida alcoólica com responsabilidade é um dos papéis de quem os formará”, disse Stein em entrevista ao Só Notícia Boa.
Leia mais sobre a COP 30
- Confirmado: Príncipe William vem ao Brasil para a COP 30; primeira vez no país
- Artista com Parkinson e autismo estará na COP 30; embaixador dos Disruptivos Culturais
- Oportunidade para artistas na COP 30: começa seleção online da Disruptivos Culturais
Mosaico improvável
O mosaico improvável da Coquetelaria sustentável estará na Freezone Cultural Action, uma das áreas a compor a COP 30, de 09 a 21 de novembro, em Belém do Pará, na Praça das Bandeiras, onde muitas das ações vêm derivadas de iniciativas escaladas por meio da Cristal, plataforma de Inteligência Artificial desenvolvida pela Innovati.
Na Freezone, dentre as atividades que integrarão a Smart Colony (vila inteligente, em tradução livre), além dos coquetéis, o chef Stein dará duas palestras sobre o “Uso responsável do álcool”, especialmente no contexto de formação de jovens para o primeiro emprego.
“A parte festiva da coquetelaria tem de estar atrelada a essa parte educativa, especialmente para quem trabalha nas frentes de atendimento, em bares, restaurantes e eventos”.
Espaço público
Para entender o contexto da Freezone, trata-se de um espaço público de encontro, cultura, ciência e participação social.
É uma iniciativa do Instituto Cultural Artô para aproximar agendas globais e locais, traduzir o debate climático e ampliar as vozes que decidem o futuro da Amazônia.
O projeto da Smart Colony, modelado pela start up SIID ERA por meio da Cristal, replica um micro ecossistema urbano‑digital projetado para demonstrar, experimentar e escalar soluções integradas de sustentabilidade, inclusão social e tecnologia avançada dentro do contexto da COP 30.
Ela será como uma “colônia‑laboratório” onde diferentes atores – governos, startups, comunidades locais, pesquisadores e criadores culturais- coexistem e cocriam em tempo real.
Serviço
Coquetelaria Sustentável na Cop 30
De 09 a 21/11/2025
Praça da Bandeira, região central de Belém do Pará
Acesso livre

Financiamento da Caixa para imóveis de até R$ 2,5 milhões está aberto; veja como conseguir
Reunião entre Trump e Lula na Malásia é animadora: poderá visitar o Brasil
Policial salva cachorrinho com massagem cardíaca em campo de futebol; vídeo
Governo dá bolsa para pacientes com câncer não abandonarem tratamento; veja valores
“Caçador de tesouros” brasileiro acha iPhone soterrado na praia e devolve a turista; vídeo
Isabel Veloso recebe medula do pai e agradece: “me deu vida de novo”
Colírio que corrige visão de perto começará a ser vendido este ano; aprovado nos EUA
Hospitais impedem trocas de bebês coletando digitais das crianças na maternidade
Tartarugas marinhas verdes venceram; não estão mais ameaçadas de extinção
Garota de 13 anos com QI de Einstein entra na faculdade de Medicina
Comer arroz com feijão reduz risco de doenças, confirma novo estudo
Cometa Lemmon poderá ser visto neste fim de semana; próximo, só daqui a mil anos