Só Notícia Boa
Comercial

Artista com Parkinson e autismo estará na COP 30; embaixador dos Disruptivos Culturais

Rinaldo de Oliveira
06 / 10 / 2025 às 11 : 26
Clayton Faber, artista plástico premiado, que tem Parkinson e autismo, será o embaixador do Disruptivos Culturais na COP 30. - Fotos: arquivo pessoal
Clayton Faber, artista plástico premiado, que tem Parkinson e autismo, será o embaixador do Disruptivos Culturais na COP 30. - Fotos: arquivo pessoal

Pioneiro e revolucionário. Um artista com Parkinson e autismo será o embaixador do Disruptivos Culturais na COP 30, Conferência das Nações Unidas, que será de 10 a 21 de novembro em Belém (PA).

Clayton Faber aceitou o convite e já confirmou presença com sua arte na “Free Zone Cultural Action“, durante a conferência que vai discutir as mudanças climáticas e os 18 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“Eu me sinto muito honrado por ter sido escolhido pelos Disruptivos Culturais, agradeço ainda ao Chico Cortez pela deferência e quero muito conhecer os demais artistas do projeto em breve”, declarou Clayton Faber, em entrevista ao Só Notícia Boa.

Comercial

Quem é o artista

Clayton Faber é um artista plástico autodidata, poeta e designer de produtos, nascido em Limeira (SP). Após residir por seis anos na Inglaterra, estabeleceu-se em Castanhal, no Pará, em 2009, onde morou até o início de 2024, quando mudou-se para Belém.

Ele começou sua trajetória artística durante a pandemia de COVID-19, em 2020 e hoje é representado pela Casa 100+ e o Cours des Arts.

“O trabalho de Faber é rico em cores e sensível nas propostas, além de denotar refinamento nas expressões singelas da cultura popular. As obras que retratam o Círio de Nazaré e a fé das pessoas me emocionaram”, disse ao SNB Chico Cortez, curador de Artes Plásticas do projeto, que também tem em foco, a Música e as Artes Cênicas.

Leia mais notícia boa

Do Parkinson à fama internacional

Clayton Faber foi diagnosticado com o Parkinson em 2017 e encontrou no processo criativo uma fonte de paz e superação.

Autista de nível 1, com altas habilidades e superdotação, ele não se detém e já realizou diversas exposições individuais e coletivas em Belém, Porto Alegre, São Paulo, Búzios, Rio de Janeiro, Petrópolis e Gramado.

No exterior, tem obras expostas como acervos permanentes na Alemanha e Bélgica, com trabalhos em mais de 15 países como Estados Unidos, Alemanha, Portugal, Inglaterra, Bélgica, Arábia Saudita, Suécia, Itália, China, Marrocos entre outros.

Arte supera o diagnóstico

Clayton Faber foi recentemente, um dos escolhidos entre artistas do país inteiro para representar o Brasil em uma exposição chancelada pelo Parlamento Europeu e que percorrerá 27 países no período de três anos.

O artista estará presente no Vernissage deste projeto, em 13 de janeiro de 2026 a convite do Parlamento Europeu.

Esta exposição é organizada no Brasil pela Casa 100+ em Parceria com o Museu Cour Des Arts da Bélgica.

A Casa 100 + é um espaço dedicado à arte, cultura e experiências contemporâneas em Gramado,RS, e acaba de firmar essa parceria com o Cour des Arts, prestigiada instituição belga.

Ateliê de pintura na COP 30

Clayton Faber trabalha diariamente no Studio de Artes Clayton Faber, que fica no Shopping Pátio Belém.

As obras dele, caracterizadas por técnicas como acrílica sobre tela e papel, exploram estilos como Expressionismo, Impressionismo, Arte Naïf e Abstrata.

Todo dia, durante o horário de funcionamento do shopping, as pessoas têm a oportunidade de apreciar o trabalho do Clayton e acompanhar o processo criativo do artista em tempo real.

“Minha ideia é, durante a COP 30, montar um Ateliê de Pintura na Free Zone Cultural Action, para poder mostrar meu trabalho ao vivo para o público presente no evento”, antecipou.

O projeto Disruptivos Culturais

O programa Disruptivos Culturais foi desenvolvido para atrair novos artistas, cujo trabalho tenha a ver com os temas centrais da COP30, como Clima, Justiça Social, Sustentabilidade e Inovação.

É um programa de incubação e aceleração de artistas da Innovati.io e faz parte da iniciativa Brasil Criativo.

Inscrições para artistas

Se você é artista e quer participar da COP 30, as inscrições estão abertas até 10/10/2025 no www.innovati.io/cop30

Outras informações no Instagram dos Disruptivos

Uma das obras do O artista plástico Clayton Faber. - Foto: arquivo pessoal
Uma das obras do O artista plástico Clayton Faber. – Foto: arquivo pessoal
O artista plástico Clayton Faber vai montar um Ateliê de Pintura na Free Zone Cultural Action da COP 30. - Foto: arquivo pessoal
O artista plástico Clayton Faber vai montar um Ateliê de Pintura na Free Zone Cultural Action da COP 30. – Foto: arquivo pessoal
Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial