Disruptivos Digitais: brasileiros criam plataforma com IA para ajudar artistas independentes

Especialistas brasileiros lançaram o projeto Disruptivos Digitais, uma plataforma inovadora para ajudar artistas independentes a dar um “up” na carreira. A plataforma incubadora auxilia em gargalos como divulgação, gestão financeira, redes sociais, direitos autorais, media training, projetos, captação, entre outros.
Tudo com preço simbólico para músicos, artistas plásticos, atores, escritores… A plataforma, criada em São Paulo, usa IA (Inteligência artificial) para resolver demandas solitárias dos artistas, que muitas vezes não conseguem resolver tudo sozinhos. E faz tudo isso de forma colaborativa.
A palavra “disruptivo” significa algo que pode interromper o curso normal de um processo ou atividade. “Este é o propósito do projeto Disruptivos, que criamos para impulsionar a inovação e a disrupção de empreendimentos que desafiam as convenções estabelecidas”, disse ao Só Notícia Boa Cris Lindner, CEO da Innovati e criadora da Cristal, a plataforma de IA que incuba o Disruptivos.
Alavancar a carreira com custos compartilhados
A ideia do Disruptivos Digitais é que cada artista possa ter uma base profissional para alavancar sua carreira, com custos compartilhados e acessíveis.
“A construção de comunidades personalizadas para cada músico é outra inovação desse projeto, bem como a oferta de “salas virtuais” para aulas de música, workshops e até um espaço para inclusão digital”, explica Jáderson Carvalho, CEO da Empower Minds.
Parceiro e disruptivo, ele é o criador da plataforma que oferece adequação de sistemas tradicionais de aprendizagem por meio de estudos de neurociência. “Sim, porque a gente sabe que muita gente ainda tem dificuldades para se expressar nos ambientes digitais e essas limitações são mais um gargalo no desempenho dos artistas”, lembrou.
Leia mais notícia boa
- Tecnologia ajuda homem com ELA a falar e cantar em tempo real
- Fernando Fernandes volta a andar 14 anos após acidente, com ajuda da tecnologia; vídeo
- Microsoft oferece 35 mil bolsas gratuitas para Inteligência Artificial; veja como conseguir
Curadores da plataforma
As áreas de música e artes plásticas têm curadores no projeto Disruptivos Digitais.
Vladimir Stein, que por 25 anos coordenou pessoalmente o casting musical de uma das casas de maior sucesso da noite paulistana – o Barnaldo Lucrécia, fechado em 2019 – é o curador do casting musical.
Nas artes plásticas, a curadoria é assinada por Chico Cortez, artista e designer de repercussão internacional.
“Esse projeto é maior do que nós e é isso que nos instiga a abrir espaço para tantos artistas disrupitivos, para que eles também encontrem seu lugar ao sol. No Brasil o sol e os talentos artísticos são os mais abundantes do mundo”, disse Cris Lindner.
Valor simbólico
A jornalista Sandra de Angelis, CEO da Edge Mídia há 25 anos, entra na plataforma com sua experiência e o envolvimento que tem com as artes e a música.
“Não faço ideia de quantos artistas nos procuram toda semana, para assessoria de imprensa, produção cultural ou até projetos e editais de fomento cultural, sem que a gente consiga atendê-los como merecem, justamente por causa do custo individual que esses serviços demandam”, explica.
Sandra, que vem usando a Cristal há cerca de um ano, enxergou uma forma colaborativa de atender a esses artistas, democraticamente, com um valor simbólico
“O acesso aos artistas é feito por meio de uma assinatura básica mensal, de R$ 99,00, onde o assinante vai aprender a usar a plataforma para suas frentes de MKT e Comunicação”, explicou.
Outros serviços da plataforma
A plataforma oferece diversos serviços que a maioria dos artistas não tem tempo ou habilidades para realizar.
“Demandas maiores, como mentorias, elaboração de uma biografia de base (release), projetos crowndfunding, ações de comunicação e divulgação pontuais, bem como clipping personalizado para o artista acompanhar sua trajetória nas mídias, fazem parte de algumas das nossas demandas”, disse
“Trabalho em parceria com a jornalista Sandra de Angelis há quase 10 anos e, conhecendo seu potencial inovador, abri essa via para Cultura e Artes, na plataforma Cristal”, concluiu Cris Lindner, CEO da Innovati e criadora da Cristal, sua plataforma de IA.
Acesse o Disruptivos Digitais aqui para saber detalhes e participar.

