Só Notícia Boa
Comercial

Brasileiro da periferia vai estudar música na Áustria

Rinaldo de Oliveira
21 / 08 / 2015 às 00 : 00

Foto: Roberta Borges
Um jovem violoncelista de Guaianazes na periferia de São Paulo vai ganhar o mundo e a partir do mês que vem.
Ele estará na Universidade Mozarteum, em Salzburgo (Áustria), terra natal do compositor Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), onde fará quatro anos de bacharelado.
Matheus Posso se tornou fã dos compositores Bach e Brahms e venceu um prêmio de R$ 15 mil destinado a jovens músicos e foi aprovado, em junho, no processo seletivo da centenária e conceituada universidade austríaca.


Mas, até alguns anos atrás, Matheus não sabia nada de música clássica.

Comercial

O primeiro contato com os sons ocorreu na igreja, quando ele era pequeno e foi convidado para tocar violino e não sentiu afinidade alguma com o instrumento.

Pouco depois nasceu o interesse em se dedicar profissionalmente à música.

História
Aos 12 anos, Matheus entrou no projeto Guri – programa de inclusão musical patrocinado pelo governo estadual e por entidades parceiras, que atende cerca de 13 mil crianças e adolescentes na capital e na região metropolitana de São Paulo – e descobriu o violoncelo.

“Até então não tinha acesso, nem sabia o que era música clássica. Em Guaianazes a música era funk e forró”, ri.

“Pelo [projeto] Guri é que eu comecei a pesquisar e entender. Até então a minha vida era o bairro – jogar bola, empinar pipa, rodar peão. Mas eu realmente me identifiquei com aquilo e pensei: quero ser músico.”

Em 2012, passou a integrar como bolsista a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo e, no ano passado, entrou na Unesp (Universidade Estadual Paulista) para cursar o bacharelado em violoncelo.

Para estudar ele viajava 40 km todos os dias – em transporte público – da casa da família em Guaianazes, no extremo leste paulistano, ao Centro da cidade.

“Foram os três anos que mais renderam na minha vida, porque aprendi muita coisa. Quando você tem uma prática de orquestra com até 120 pessoas, faz muitas amizades. É muito legal fazer música em conjunto e se comunicar pela música.”

Com informações da BBC

Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial