Só Notícia Boa
Comercial

Filhotes treinados para identificar câncer pelo faro

Rinaldo de Oliveira
27 / 08 / 2015 às 00 : 00
Comercial


Foto: Reprodução/UC Regents

Dois filhotes de cachorro, Alfie e Charlie, de apenas quatro meses, estão sendo treinados na Universidade de Califórnia para se tornarem especialistas em detectar câncer.
Um time multidisciplinar de veterinários, físicos e especialistas em animais estão se reunindo para cuidar estes pequenos futuros heróis.

O pastor alemão e o ‘labradoodle’ (mistura de labrador com poodle) têm um faro bastante aguçado e por isso foram escolhidos para o treinamento que os ensinará a reconhecer o cheiro do câncer pela urina, saliva ou até mesmo respiração de uma pessoa.

Poder canino
Um cachorro tem mais de 220 milhões de receptores olfativos nos narizes, enquanto humanos têm em média 5 milhões. Isto mostra porque cães conseguem detectar cheiros 10 mil a 100 mil vezes melhor que nós.

O estudo é coordenado por Dina Zaphiris, que já treinou dezenas de cães para detectar câncer de ovário e seios.

Quando se trata desta doença, quanto antes reconhecida, melhor para o tratamento. E, este método se mostra bastante eficaz à medida que não é muito caro e nada invasivo.

Os pesquisadores ainda não sabem exatamente qual cheiro ou substância desencadeia esta identificação, mas com estudos que estão sendo realizados pode-se futuramente criar testes que detectem precocemente o câncer, a partir do trabalho destes pequenos heróis.

Em janeiro um cão farejou o tumor e salvou a vida de sua dona. Releia aqui.

Com informações o Yahoo

Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial