Só Notícia Boa
Comercial

Descoberto super Stonehenge, 5 vezes maior

Rinaldo de Oliveira
08 / 09 / 2015 às 00 : 00


Simulação em computação gráfica dos monolitos encontrados nos sul da Inglaterra
Foto: LudwigBoltzmann/InstituteBritishScienceAssociation/PA

Um grupo de arqueólogos descobriu na Inglaterra o que pode ser o maior monumento da pré-história inglesa.
São pelo menos 90 pedras de até 5 metros de altura alinhadas a menos de três quilômetros do famoso Stonehenge, em Salisbury, um dos monumentos de pedra mais visitados do mundo.
Os cientistas, da Universidade de Bradford, estão chamando a estrutura de “Super-henge”, o que poderia constituir uma gigantesca arena de rituais pré-históricos.
As pedras estão sob a superfície.

A descoberta foi anunciada nesta segunda-feira, durante o Festival de Ciências Britânico, na universidade.

A nova construção, com 1,5 quilômetro de circunferência de 500 metros de diâmetro, é cinco vezes maior do que Stonehenge e estava disposta em forma de “C”, às margens de um vale.

De acordo com os pesquisadores, foi construída há cerca de 4.500 anos.
Stonehenge, considerado patrimônio mundial da Unesco, tem 3.500 anos.

Comercial

Para o arqueólogo Vince Gaffney, um dos responsáveis pela pesquisa, trata-se de uma descoberta “única”, de um dos maiores monumentos da Europa.

“Não acredito que haja nada comparável a isso em outro lugar do mundo. É completamente novo e extraordinário. Acreditamos que era um espaço para rituais, montado para impressionar e transmitir uma ideia de autoridade a vivos e mortos”, afirmou Gaffney.

Tecnologia
Os vestígios das pedras, enterradas a cerca de um metro da superfície, foram rastreados com radares de última geração que fazem parte do projeto Paisagens Escondidas de Stonehenge, do instituto austríaco Ludwig Boltzmann.

Os novos dados vão ajudar na criação de um mapa subterrâneo da área, que está sendo desenhado pelos cientistas há cinco anos.

O propósito é compreender o lugar misterioso que, acredita-se, era destinado a rituais religiosos da pré-história.
Com a tecnologia, não é preciso escavar a área ou alterar seu estado original.

As gigantescas pedras foram içadas ao lado de um henge, nome dado às construções do período Neolítico (entre 12.000 e 4.000 anos) que consistem em um vale circular escavado.

Embora os pesquisadores acreditem que a formação poderia ter sido construída pelas mesmas pessoas que ergueram Stonhenge, não consideram que exista uma relação direta entre ambos.

Com informações da Veja e BBC

Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial