Mais peixe, menos depressão, diz estudo

Foto: Corbis
Peixe contra a depressão. Isso mesmo!
As pessoas que comem muito peixe são menos propensas a ficar deprimidas, mostra uma nova pesquisa.
O estudo foi publicado no Journal of Epidemiology & Community Health e realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Qingdao , Shandong , na China.
Os homens com uma dieta rica em peixe viram o seu risco de depressão reduzir em um quinto (20 por cento) , enquanto as mulheres viram a sua diminuição do risco por um sexto (16 por cento).
Os pesquisadores sugeriram que os ômega -3, ácidos graxos encontrados nos peixes, podem alterar a estrutura das membranas cerebrais.
Eles também podem modificar a atividade dos neurotransmissores (mensageiros químicos), dopamina e serotonina, que estão relacionados com a depressão e podem ajudar a evitar a doença.
O professor Zhang Dongfeng na Faculdade de Medicina da Universidade de Qingdao, Shandong, na China disse que proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais podem ter um efeito protetor sobre a depressão e que o “alto consumo de peixe também pode estar relacionado a uma dieta saudável e melhor estado nutricional, o que pode contribuir para o menor risco de depressão.”
Zhang diz também ainda vão precisar de grandes estudos para confirmar as pesquisas. Mas até lá, comer mais peixe não vai fazer mal.
A depressão afeta um número estimado de 350 milhões de pessoas em todo o mundo e estima-se que irá se tornar a segunda principal causa de problemas de saúde em 2020, segundo a Organização Mundial de Saúde.
Com informações do Daily Mail

Doença do beijo: nova descoberta de cientistas pode levar à produção de vacina
Lais Souza aparece de pé e entrega prêmio para a dra. Tatiana, da Polilaminina; vídeo
SUS agora terá imunoterapia contra o câncer: Lei sancionada pelo governo
Polilaminina: outro brasileiro com lesão na medula volta a mexer os pés: “de arrepiar”
Imunoterapia faz câncer raro desaparecer em paciente brasileiro
CNH do Brasil: conheça a plataforma gratuita que liga alunos e instrutores mais próximos
Antecipação de 13º para aposentados começa a ser pago na semana que vem; veja como consultar
Aos 82 anos, Helô Pinheiro desfila de maiô na Rio Fashion Week: “que coisa mais linda”; vídeo
Piloto celebra no voo menino de 9 anos que venceu a leucemia; vídeo